A Calçada da Fama, ou “Hollywood Walk of Fame”, é uma rua com apenas 2,1 quilômetros de extensão que abriga as famosas estrelas na calçada, as quais possuem nomes de pessoas com muito sucesso nas indústrias da música, cinema, televisão, radiodifusão e teatro. Nesta reportagem, vamos descobrir mais sobre como esta rua de Los Angeles, nos Estados Unidos, que se tornou um dos lugares mais famosos e mais visitados do mundo.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Localizada entre as ruas Hollywood Boulevard e Vine Street, na Califórnia, a Calçada da Fama é composta por pequenas lajes em formato de estrela localizadas nas calçadas, onde cada estrela é composta pelo nome de uma celebridade. Marcam presença nomes icônicos como Arnold Schwarzenegger, Britney Spears, Frank Sinatra, Meryl Streep, Michael Jackson e até mesmo personagens fictícios como o Pica-Pau e o Pato Donald já foram homengeados.

Continua depois da publicidade

Confira algumas das estrelas que estão na Calçada da Fama

Como a Calçada da Fama surgiu?

Existem versões diferentes para como a ideia de colocar estrelas nas calçadas de Hollywood surgiu. A mais aceita, sugere que o formato das estrelas teria sido inspirado pelo antigo Hotel Hollywood (hoje, atual Teatro Dolby), que abrigava o formato de estrelas no teto da sala de jantar, como uma homenagem às celebridades da época.

Possivelmente inspirado nesta ideia, em 1953 o presidente da Câmara de Comércio de Hollywood, E. M. Stuart, pensou em um projeto que iria levar toda a grandeza e glamour de Los Angeles para a eternidade: homenagear artistas com seus nomes estampados nas calçadas de Hollywood para sempre.

Continua depois da publicidade

As celebridades deveriam ser escolhidas para a homenagem em um processo que contou com critérios rígidos e diferentes comitês das indústrias do cinema, televisão, rádio e música, levando algo em torno de 1956 à 1960 para ser concluído. Depois de alguns processos e tentativas diversas de encontrar um mecanismo justo de seleção, a atriz Joanne Woodward foi tida como a primeira entre os oito sorteados a receber uma estrela na Calçada da Fama, a partir de um sorteio que contou com outros 1.558 nomes em 1958. Na realidade, muitas estrelas originais foram colocadas por meio de um mesmo projeto arquitetônico, sem as tradicionais cerimônias individuais que vemos hoje em dia.

O mesmo artista, inclusive, pode receber mais de uma estrela. Lembrando que as categorias da Calçada da Fama são: música, cinema, televisão, radiodifusão e teatro.

A Calçada da Fama hoje

Após muitas revitalizações e reinvenções da Calçada da Fama, o passeio localizado na Hollywood Boulevard ainda recebe novas celebridades até hoje. Atualmente, a Calçada da Fama conta com mais de 2.500 artistas, homenageados nas categorias mencionadas anteriormente. Dentre os maiores homenageados, os nomes que receberam mais de uma estrela, são:

Continua depois da publicidade

  1. Gene Autry – 5 estrelas (em todas as cinco categorias)
  2. Bob Hope – 4 estrelas (em quatro categorias)
  3. Mickey Rooney – 4 estrelas (em quatro categorias)
  4. Roy Rogers – 4 estrelas (em quatro categorias)
  5. Tony Martin – 4 estrelas (em quatro categorias)
  6. Bing Crosby – 3 estrelas
  7. Dean Martin – 3 estrelas
  8. Frank Sinatra – 3 estrelas
  9. Dinah Shore – 3 estrelas
  10. Gale Storm – 3 estrelas
  11. Danny Kaye – 3 estrelas
  12. Jack Benny – 3 estrelas
  13. Michael Jackson – 2 estrelas (uma por performance solo e outra como membro do The Jackson 5)
  14. Diana Ross – 2 estrelas (uma como membro da The Supremes e outra por trabalho solo)
  15. Smokey Robinson – 2 estrelas (uma como artista solo e outra como membro da The Supremes)
  16. John Lennon – 2 estrelas (uma individual e outra como membro dos Beatles)
  17. George Harrison – 2 estrelas (uma individual e outra como membro dos Beatles)
  18. Ringo Starr – 2 estrelas (uma individual e outra como membro dos Beatles)
  19. Paul McCartney – 2 estrelas (uma individual e outra como membro dos Beatles)
  20. George Eastman – 2 estrelas (na mesma categoria pela invenção do filme fotográfico)

Leia mais

Afinal, por que 2024 será mais longo e com menos “feriadões”?

Como está o elenco de Closer, 20 anos depois da estreia

Destaques do NSC Total