O influenciador digital e youtuber Felca viralizou depois de lançar um vídeo na plataforma falando sobre o fenômeno da adultização nas redes sociais e denunciar alguns casos de pessoas que estão lucrando a partir da exposição de menores de idade.
Continua depois da publicidade
Entre os acusados por Felca está outro influenciador digital famoso chamado Hytalo Santos. O youtuber diz que Hytalo expõe menores de idade no conteúdo que produz para as redes sociais e que isso pode atrair criminosos e pedófilos.
O que é adultização?
Segundo uma pesquisa publicada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o termo “adultização infantil” se refere à aceleração forçada do desenvolvimento da criança para que ela tenha comportamentos não esperados de sua idade. Quando inserida nas mídias sociais, sem a supervisão adequada de um responsável, a criança está sujeita a essa circunstância.
A psicóloga Bruna Cousseau, especializada em Desenvolvimento Infantil, explica que, no período da infância e adolescência, as redes sociais podem promover distorções de imagem e causar confusão na percepção moral, uma vez que faculdades mentais ainda estão em formação.
Continua depois da publicidade
— Sabemos que a constituição da percepção de quem somos é modelada e aprendida no ambiente em que estamos inseridos. Esse ambiente virtual também se torna fator influenciador das crenças em formação sobre nós, nossas capacidades, nossas qualidades e defeitos, autoconceito e autoimagem, tornando fácil a apropriação desses modelos — afirma.
Quais os prejuízos da adultização?
Segundo a Fundação Abrinq, os impactos da adultização infantil podem ser profundos e duradouros. Crianças que passam por esse processo precocemente podem desenvolver problemas emocionais e psicológicos, como ansiedade e depressão, além de apresentarem dificuldades na socialização e na formação de uma identidade própria.
A pressão para agir de maneira mais madura as priva de momentos importantes para o desenvolvimento saudável, como a brincadeira livre, que é essencial para estimular a criatividade, o aprendizado e o equilíbrio emocional. Quando privadas dessas experiências, podem crescer com dificuldades para lidar com desafios da vida adulta e apresentar baixa autoestima.
Continua depois da publicidade
Como evitar a adultização?
Para combater esse problema, é necessário que a sociedade, incluindo famílias, escolas e governos, se mobilize para garantir que as crianças vivam plenamente sua infância.
A valorização do brincar e do lazer, o monitoramento do acesso a conteúdos digitais, o estímulo a uma educação equilibrada e a criação de ambientes familiares e sociais acolhedores são medidas essenciais para proteger o desenvolvimento infantil.
O equilíbrio entre aprendizado, diversão e responsabilidades apropriados para a idade é a chave para garantir que as crianças cresçam com segurança, autonomia e autoestima fortalecida.
Continua depois da publicidade
Felca fez vídeo denunciando adultização de menores
*Sob supervisão de Pablo Brito
Já que você se interessou por esse assunto, talvez possa gostar de “Me faz falta todos os dias”: entenda por que Fábio Jr. e Fiuk não se falam há quase 3 anos e Galã de Vale Tudo já foi cantor de axé, modelo na Europa e sobreviveu a atropelamento






