A morte aos 16 anos de idade de Anne-Marie, filha mais velha da modelo Schynaider Moura, de 37, no domingo (21) surpreendeu muita gente pela pouca idade da adolescente. A menina morreu após uma parada cardíaca.
Continua depois da publicidade
Anne-Marie já havia passado por um transplante cardíaco há cerca de três anos devido ao diagnóstico de cardiomiopatia dilatada.
O que é cardiomiopatia dilatada?
A cardiomiopatia dilatada é uma doença do músculo cardíaco em que as cavidades inferiores do coração (ventrículos) enfraquecem e aumentam de tamanho, prejudicando a sua capacidade de bombear sangue para o corpo, o que pode levar a sintomas de insuficiência cardíaca como fadiga e falta de ar.
As causas incluem infecções virais, problemas genéticos ou hormonais, e pode ser idiopática (de causa desconhecida).
Continua depois da publicidade
Como funciona
- Dilatação e enfraquecimento: os ventrículos, especialmente o esquerdo, que é a principal câmara de bombeamento, tornam-se maiores e o seu músculo fica mais fraco.
- Dificuldade de bombeamento: com o enfraquecimento, o coração não consegue enviar sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.
- Acúmulo de sangue: após cada batimento, uma quantidade maior de sangue permanece no coração, e mais sangue é bombeado para o corpo, o que torna a função cardíaca cada vez mais difícil.
Tem cura para cardiomiopatia dilatada?
Não, a miocardiopatia dilatada não tem cura, mas existe tratamento para controlar os sintomas, melhorar a função cardíaca e prevenir a progressão da doença.
Em casos mais graves, o transplante cardíaco pode ser indicado, sendo a única forma de cura definitiva, mas envolve o próprio paciente em novas condições.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Pablo Brito
Você vai gostar de ler sobre: O que é Lyme, doença diagnosticada na modelo internacional Bella Hadid e Quem é D4VD, cantor associado a investigação de assassinato nos Estados Unidos.






