Ao pensar na Inglaterra, muita coisa vem à mente: desde a monarquia até as bandas de rock, os britânicos geraram grandes contribuições para o mundo. E, apesar de ser um país com uma culinária que divide opiniões, o “chá da tarde” inglês faz parte do imaginário internacional ao falar sobre o Reino Unido. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, a tradição não está desde sempre na cultura inglesa.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Então, para saber todos os detalhes dessa história, descobrir o que compõem essa refeição e se a prática ainda prossegue nos dias atuais, continue a leitura.

Continua depois da publicidade

História do chá inglês

Se comparado com outras tradições do Reino Unido, o chá da tarde é bastante recente. De acordo com o site Swan London, a tradição se iniciou em meados do século XIX, através de Anna, a duquesa de Bedford. O motivo da refeição começou a se dar pois Anna sentia muita fome por volta das 16h e o jantar só ficava pronto perto das 20h.

E, já que era um período muito longo para ficar de barriga vazia, a duquesa passou a pedir um pouco de chá com pão, manteiga e bolo para se saciar até a refeição noturna.

Ao longo do tempo, a nobre passou a convidar amigos para esse lanchinho e a tradição passou a se espalhar. Já no final do século XIX, o chá e seus acompanhamentos ficaram muito mais baratos no Reino Unido. Com isso, a classe média e posteriormente a classe trabalhadora se apropriaram dessa refeição então popularizada pela monarquia do país.

Continua depois da publicidade

Qual o cardápio de um chá da tarde? 

O chá da tarde inglês é uma refeição pequena e leve, sendo usado mais para “enganar o estômago”, como costumamos dizer. Segundo o Swan London, o cardápio mais tradicional dessa refeição tem:

  • Sanduíches pequenos e frescos com diversos recheios;
  • Scones com creme de leite e conservas;
  • Variedades de bolos e doces caseiros;
  • Variedade de chás, indo dos mais escuros e encorpados até os mais leves e refrescantes.

Continua depois da publicidade

O Chá da tarde ainda é uma tradição?

De certa maneira sim, mas de forma bem diferente. Com o passar dos anos, o chá da tarde clássico  acabou se tornando atração apenas de hotéis e alguns restaurantes locais. Tanto que a revista Vogue publicou recentemente um guia com as melhores opções de chá da tarde em Londres. Porém, para o cidadão comum, esse lanche com chás diversos, sanduíches e bolos está bastante distante.

Seja por falta de tempo ou pelo encarecimento dos itens, a prática foi sendo “despopularizada”. Mesmo assim, parar para um chá com um lanchinho simples ainda é comum no país inglês.

Leia mais

5 sites desconhecidos que são incríveis e podem ajudar na rotina

As invenções que completam 20 anos em 2024

Destaques do NSC Total