Seja em filmes, séries ou até mesmo em livros, certamente em algum momento da vida você já ouviu falar no enigma do Monstro do Lago Ness, não é mesmo? Afinal, esse antigo mito europeu atravessou as fronteiras e chegou em todo o mundo. E muito disso aconteceu justamente por ele ser tão citado na cultuta pop num geral, o que acabou fazendo com que ele entrasse para a cultura popular. Por isso, vamos falar o que é real por trás dessa história e como ela pode ter surgido.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Mas afinal, você sabe qual é a história completa do Monstro do Lago Ness? Ele, de fato, existe? Se não, quais os motivos dessa lenda? Nós trouxemos aqui todas as respostas sobre essa “conhecida” criatura.

Continua depois da publicidade

O que é o Monstro do Lago Ness?

Entenda a origem do “monstro”

De acordo com a Encyclopedia Britannica, o Monstro do Lago Ness é uma criatura aquática que muitos acreditam viver em um lago da Escócia. Mas, apesar de sua fama, as principais evidências de sua existência já foram desmentidas. E pode até parecer que não, mas acredita-se na existência de um monstro nesse lago desde os tempos da antiguidade.

Conforme a Britannica, desde a época das pinturas rupestres, existem registros de um monstro estranho com nadadeiras naquele local. Nas histórias escritas, por outro lado, a primeira vez que um monstro no Lago Ness é citado foi no século VII. Segundo a biografia de São Columba, uma criatura atacou um homem no lago e o santo interveio para que o ser fosse embora.

Continua depois da publicidade

Desde então, reza a lenda que o Monstro do Lago Ness aparece de vez em quando, mas sem maiores ataques à população.

A lenda do Monstro ganha fama

Mesmo assim, com o passar do tempo, a lenda foi ficando apenas no Folclore escocês, até que na década de 1930, um novo fato fez com que a lenda tomasse o mundo. De acordo com a Universidade Colorado Boulder, dos Estados Unidos, em novembro de 1933 um homem tirou uma foto interpretada por muitos como o primeiro registro do Monstro do Lago Ness.

Posteriormente, outras fotos do suposto “monstro semelhante a um dinossauro” nadando no lago escocês foram tiradas e publicadas. Tanto que em abril de 1964, algumas delas foram publicadas no Daily Mail, um dos jornais britânicos mais conhecidos até hoje. Desde então existe uma certa disputa de narrativas acerca da existência da criatura.

Continua depois da publicidade

Isso porque quem acredita argumenta que essas fotos são a prova de que o Monstro do Lago Ness é real. Quem não acredita, por outro lado, diz que a imagem pode ser de coisas mundanas que estavam boiando na água e parecem um ser vivo pela qualidade ruim da imagem. Assim, cabe a quem conhece a história definir se vai acreditar no mito ou nos fatos da realidade.

Leia mais

Entenda como funciona o estudo do céu na astrologia

A história da Torre Eiffel e as revelações por trás da construção icônica

Destaques do NSC Total