Pertencente a família das Enterobacteriacea, a Salmonella é uma bactéria que pode causar intoxicações alimentares e até mortes. Há duas espécies com mais relevância para a saúde pública, porque são as principais resposáveis por doenças em humanos. São elas: S. enterica e a S. bongori. As bactérias de Salmonella são responsáveis por dois tipos de doença, a salmonelose não tifoide e a febre tifoide.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

O que é a Salmonella e como ocorre a transmissão da doença

As bactérias Salmonella são responsáveis pela doença salmonelose não tifoide e a febre tifoide. A trasmissão dessas doenças ocorre pela ingestão de alimentos contaminados pelas bactérias S. enterica ou S. bongori, que estão presentes, principalmente, nas feses de animais como porcos, galinhas, vacas e, em alguns casos, em animais domésticos.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Ministério da Saúde, outras formas de transmissão da doença é pela ingestão de carnes e ovos crus e, também, pelo contato com água contaminada. Os alimentos frescos como produtos a base de leite, pescados e preparos com ovos não pasteurizados (como maionese caseira), também podem transmitir a doença.

Sintomas da doença

A ingestão de alimentos contaminados pelas bactérias Selmonella pode gerar casos de infecções alimentares e gastroenterites. Assim como outros problemas gastrointestinais, a intensidade dos sintomas varia conforme o nível de contaminação do alimento ingerido ou a quantidade de alimento contaminado que foi consumido.

Salmonelose não tifoide

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da salmonelose não tifoide tendem a surgir entre 12 e 36 horas após a ingestão do alimento contaminado. Mesmo assim, em alguns casos, pode aparecer com 6 horas ou até 72 horas após a contaminação. Os sintomas duram de dois a sete dias e são:

Continua depois da publicidade

  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Febre moderada;
  • Dor abdominal;
  • Mal estar geral;
  • Cansaço;
  • Perda de apetite;
  • Calafrios.

Febre tifoide

A febre tifoide é uma gastroenterite com taxa de mortalidade maior que a salmonelose não tifoide — versão mais branda da doença —, conformes dados do Ministério da Saúde. Os sintomas são os mesmos que a outra doença, incluindo falta de apetite, bradicardia e esplenomegalia (aumento do baço).

Tratamento

O tratamento da salmonelose é realizado em casa, com ingestão de bastante água e repouso. Em casos de pacientes imunocomprometidos, bebês e idosos, o tratamento pode incluir antibióticos. Em caso de suspeita de febre tifoide, é recomendado o acompanhamento médico hispitalar.

Leia também

Anvisa manda recolher lotes de balas Dori contaminados por salmonella

Quando vai ser o VMA 2024 e quais artistas se apresentam

Primavera Sound SP: Entenda o que está por trás do mistério do lineup

Destaques do NSC Total