Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chamou a atenção de moradores de Navegantes e cidades próximas nesta terça-feira (24). A aeronave foi vista ao longo do dia voando aparentemente em círculos pela região. Alguns curiosos registraram os momentos em vídeos (assista abaixo) e muitas teorias surgiram fazendo disparar o número de ligação para o Aeroporto Ministro Victor Konder.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp

Mas afinal, do que se trata? Segundo a administração do aeroporto de Navegantes, a FAB está fazendo a aferição de um equipamento chamado de PAPI, que em inglês significa Precision Approach Path Indicator, que na prática é um sistema de ajuda visual à navegação aérea. Ele é instalado ao lado da pista e indica aos pilotos em aproximação se estão no ângulo e altitude corretas para o pouso. 

A FAB é o órgão responsável pela homologação do PAPI e, para isso, precisou fazer diversos voos de verificação e aferição ao longo do dia. O procedimento deve continuar ao longo deste quinta-feira (25) e, apesar de atrair muitos olhares e até preocupar alguns moradores, é considerado normal e não interfere na rotina de voos.

Assista ao vídeo

Leia mais

Maior parque de esculturas da América Latina fica em SC e esconde preciosidades; FOTOS

Continua depois da publicidade

Fotos revelam como era o Beto Carrero antes de se tornar o 2º maior parque temático do mundo

Destaques do NSC Total