Filas quilométricas e trânsito demorado causaram dores de cabeças para os motoristas que passaram pelo Centro de Blumenau na manhã desta quinta-feira (30). Um trabalho de verificação dos radares de velocidade é feita pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que provocou congestionamentos nas principais ruas da cidade. A previsão é de que os trabalhos encerrem antes do meio-dia.

Continua depois da publicidade

Essas aferições começaram por volta das 9h e ocorreram na Rua 7 de Setembro, na Beira-Rio, na Rua República Argentina e no cruzamento da Avenida Martin Luther com a Rua Carlos Rischbieter. Ou seja, o trabalho ocorre nas principais vias que cruzam a região central de Blumenau. A Rua 7 de Setembro foi liberada por volta das 10h30min e as equipes já iniciaram os trabalhos na última via a ser verificada: a Avenida Martin Luther com a Rua Carlos Rieschbieter, o que deve durar cerca de uma hora.

Saiba como estão os trabalhos na Avenida Martin Luther

A interdição total do trânsito não é necessária para fazer a verificação desses equipamentos. Porém, é preciso bloquear parcialmente as vias e interromper o fluxo em alguns momentos, o que já causa engarrafamentos. Para a verificação, um carro do Inmetro passa a 60km/h cinco vezes em cada faixa, justamente para conferir se a velocidade registrada pelo equipamento está correta. Segundo a prefeitura de Blumenau, o órgão não faz o trabalho à noite e nem aos fins de semana; por isso, há um impacto inevitável no trânsito.

— Esses trabalhos podem causar um pequeno impacto no trânsito, por isso pedimos a compreensão e a colaboração dos motoristas que circulam pela região. É um processo importante para assegurar que o controle de velocidade seja sempre justo e transparente para todos os condutores — explica secretário de Trânsito e Transportes, Fábio Campos.

Veja como estava o trânsito na Rua Namy Deeke

Continua depois da publicidade