Atualmente, cada vez mais pessoas apresentam sintomas ou descobrem que são alérgicas a alguma coisa. Seja algum alimento, inseto, planta ou qualquer outra coisa, cada corpo reage de uma maneira diferente. Então, é por esses e outros motivos que a especialidade do alergista tem se tornado tão importante. Ainda mais em um momento de poluição e queimadas que podem agravar esses sintomas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Mas o que faz esse especialista? Qual a denominação correta a ser usada na medicina? Qual a média salarial dessa especialidade em nosso país? Confira a resposta para essas e outras perguntas.

Continua depois da publicidade

O que faz um alergista?

De acordo com o American College of Asthma Allergy and Imunology (ACAAI), esse médico é especializado em tratar alergias. Assim, o trabalho desse tipo de especialista é ajudar as pessoas a identificar os gatilhos, tratar e prevenir possíveis crises mais fortes.

Segundo a instituição americana, as alergias ocorrem quando o sistema imunológico e de defesa do organismo reagem de forma exagerada a substâncias que não são tão perigosas a ponto de ativá-las, como poeira, mofo e alguns alimentos.

Continua depois da publicidade

Alergista ou Alergologista? 

Os dois nomes correspondem a mesma especialidade. Ambos os profissionais são capacitados para tratar doenças alérgicas como rinite, asma, dermatite atópicas e alergias alimentares em geral. 

Como se tornar um alergista?

Atualmente, um mercado para um alergista está bastante aquecido. De acordo com um artigo da Uninassau, isso vem das transformações sociais, com comidas cheias de alergênicos como corantes e conservantes, o que requer uma maior atenção desse tipo de profissional.

O especialista em alergologia precisa conhecer as reações que o corpo possa ter em uma alergia, quais procedimentos tomar e ter em mente grande parte das substâncias que são alergênicas. Para isso, precisa concluir a faculdade de medicina e depois fazer mais dois anos de residência em alergia e imunologia.

Continua depois da publicidade

Qual a média salarial de um alergista?

Por fim, o Portal Salário aponta que a média salarial desse profissional que tem uma carga de 39 horas semanais é de R$ 3.196,56  por mês. Segundo o site, os dados foram atualizados no dia 07 de outubro de 2024 coletados com dados de 108 profissionais sob o regime CLT que foram admitidos e demitidos nos últimos 12 meses, conforme o novo CAGED.

Leia também

O que faz e quanto ganha um anestesista no Brasil?

Existe limite de idade para mulher engravidar? Entenda

O que é Meta AI e como configurar no seu WhatsApp

Destaques do NSC Total