O Campeonato Catarinense se encerrou. O Avaí se sagrou como o grande campeão, isolando-se como o time mais vezes vencedor da principal competição do nosso futebol, com 19 conquistas. Com o fim do certame estadual, os clubes focam nas disputas nacionais.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina tem representantes em três das quatro divisões do futebol brasileiro: Avaí, Chapecoense e Criciúma, na Série B. Brusque e Figueirense na C e Barra, Joinville e Marcílio Dias na D.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
A Série B do Campeonato Brasileiro começa no primeiro final de semana de abril. O Criciúma é o primeiro catarinense a entrar em campo: recebe o Operário, de Ponta Grossa-PR, no Heriberto Hülse, no dia 4, às 21h. No dia seguinte, a Chapecoense joga fora de casa, contra o CRB. O Avaí estreia no domingo, dia 5, na Ressacada, diante do Novorizontino.
Continua depois da publicidade
A Série C, que conta com Brusque e Figueirense, está programada para o final de semana seguinte. As datas e horários ainda não foram divulgados pela CBF, mas o Quadricolor estreia fora de casa, contra o Ituano, e o Furacão recebe a Ponte Preta na primeira rodada. As partidas vão acontecer entre os dias 12 e 14 de abril.
Também no segundo final de semana do próximo mês, se inicia a Série D do Campeonato Brasileiro. Barra, Joinville e Marcílio Dias estão no Grupo A8, que englobam as equipes da região sul do país. O Pescador estreia fora de casa, contra o Brasil de Pelotas. JEC e Marinheiro jogam em casa, diante do torcedor, contra Guarany de Bagé e São José-RS, respectivamente.
Estreia dos clubes catarinenses nas séries B, C e D do Brasileirão
- Série B
1ª rodada
Criciúma x Operário-PR
4 de abril, sexta-feira, às 21h
Estádio Heriberto Hülse
CRB x Chapecoense
5 de abril, sábado, 16h
Estádio Rei Pelé, em Maceió-AL
Avaí x Novorizontino
6 de abril, domingo, 20h
Estádio da Ressacada
- Série C
1ª rodada
Ituano x Brusque
12, 13 ou 14 de abril
Estádio Doutor Novelli Júnior, em Itu-SP
Figueirense x Ponte Preta
12, 13 ou 14 de abril
Estádio Orlando Scarpelli
- Série D
1ª rodada
Joinville x Guarany de Bagé-RS
12, 13 ou 14 de abril
Arena Joinville
Brasil de Pelotas x Barra
12, 13 ou 14 de abril
Estádio Bento Freitas, em Pelotas-RS
Marcílio Dias x São José-RS
12, 13 ou 14 de abril
Estádio Gigantão das Avenidas
Clubes catarinenses na Copa do Brasil
Criciúma e Brusque estão classificados para a terceira fase da Copa do Brasil – previstas para acontecer entre o final de maio e início de abril.
Continua depois da publicidade
Os adversários serão definidos pela CBF por sorteio. A terceira fase da Copa do Brasil será disputada em jogos de ida e volta, e a ordem dos mandos de campo também será feita por sorteio pela CBF.
Para chegar até a atual etapa da competição milionária, o Criciúma passou por Operário, do Mato Grosso do Sul, e Remo. Já o Brusque eliminou o Trem, do Amapá, e o Olaria, do Rio de Janeiro.
Copa Santa Catarina
Para disputar a Copa Santa Catarina, os clubes precisam estar nas duas primeiras divisões estaduais – e também manifestar interesse em participar da competição.
O campeão da Copa Santa Catarina conquista vaga na Copa do Brasil, e o vice terá uma das vagas do estado na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026 (caso já não esteja classificado para alguma das divisões nacionais).
Continua depois da publicidade
Finalistas do Campeonato Catarinense, Avaí e Chapecoense já estão garantidos na Copa do Brasil. Apesar disso, o Leão confirmou interesse em disputar a Copa Santa Catarina. Clubes como Figueirense, Criciúma, Barra e Concórdia também devem participar da competição.
 
                            
                            








