O que pode ser doença misteriosa que já matou mais de 50 pessoas no Congo

Três crianças comeram um morcego e morreram 48 horas depois de sentirem os sintomas

Compartilhe:
morcego

Alimentação de animais selvagens é comum no Congo (Foto: Banco de Imagens)

Uma doença desconhecida já matou mais de 50 pessoas na República Democrática do Congo após dois surtos em vilarejos na província de Equateur. A primeira explosão de casos teria começado quando crianças comeram um morcego. Elas morreram em um intervalo de apenas 48 horas após o início dos sintomas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As informações são do g1 e da CNN.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Cerca de 431 casos e 53 mortes haviam sido registradas até o dia 16 de fevereiro. O outro surto iniciou no dia 21 de janeiro e foi notificado no dia 13 de fevereiro, na zona sanitária de Basankusu, no vilarejo de Bomate. No local, foram registradas 45 mortes e 419 casos. Grande parte das pessoas morreu também em até 48h.

Continua após a publicidade

No início do ano, em 12 de janeiro, outro surto também foi registrado, com oito mortes em 12 casos, mas nenhuma ligação entre esse e o outro foco foi confirmada pela OMS.

Quais são os sintomas?

A maior parte dos infectados tiveram sintomas como febre, dores, vômitos e diarreia. As crianças que comeram o morcego registraram também febre hemorrágica. Para o diretor médico do Hospital Bikoro, Serge Ngalebato, “é realmente preocupante” o pequeno intervalo entre o início dos sintomas e a morte dos infectados.

O que pode ser?

Autoridades recolheram amostras de 13 casos para investigar o que a doença, até então desconhecida, pode ser. Os resultados foram negativos para Ebola e Marburg, mas outras possibilidades estão sendo levadas em consideração, como malária, intoxicação alimentar, febre tifóide, e meningite.

Leia também

Leques, estatueta e “efeito Ana Castela”: as fantasias em alta no carnaval de Florianópolis

Continua após a publicidade

Sete cidades de SC têm apostadores premiados na Mega-Sena de R$ 130 milhões