Blumenau receberá nesta terça-feira (27) o renomado cientista brasileiro Carlos Nobre. Com um currículo extenso e pesquisas inéditas, o doutor em Meteorologia vai falar sobre os “extremos climáticos e os desafios para a humanidade”. Os ingressos, gratuitos, já estão esgotados.

Continua depois da publicidade

Clique aqui e receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Carlos Nobre dedica-se às questões climáticas e ambientais há mais de 40 anos. Fundador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instituição que dirigiu, já atuou também como conselheiro da ONU e recebeu o Nobel da Paz em 2007 por um relatório feito pelo IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Atualmente é pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da USP e co-presidente do Painel Científico para a Amazônia (SPA).

Premiado e reconhecido internacionalmente, Nobre vem à maior cidade do Vale do Itajaí a convite do Sindilojas, em um evento que comemora os 60 anos da Furb. Para o presidente do Sindilojas Blumenau, Emílio Schramm, os participantes terão a oportunidade de ouvir as perspectivas e insights valiosos do estudioso.

Nobre atua principalmente em temas relacionados às ciências atmosféricas, clima, meteorologia, Amazônia e desastres naturais. Formulou há 27 anos a hipótese da “savanização” da Amazônia em resposta aos desmatamentos e vem estudando como o aquecimento global pode influenciar a floresta tropical. Em Blumenau, deve trazer dados sobre as mudanças climáticas e ideias de adaptação e mitigação para os eventos extremos que tanto castigam os moradores da região.

Continua depois da publicidade

— O tema da palestra é de extrema relevância para a região do Vale do Itajaí, conhecida por sua suscetibilidade a desastres naturais severos — avalia Emílio.

A palestra ocorre no Hotel Quality, na Vila Formosa.

Leia mais

VÍDEO: Caminhoneiros travam “guerra” na BR-101 em SC e colocam motoristas em risco

Destaques do NSC Total