Dentre os diversos avanços relacionados à geração de energia limpa, as células solares de perovskita estão entre os mais promissores. A energia solar representa uma das fontes mais vantajosas da atualidade, especialmente devido ao seu potencial ilimitado.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Por esse motivo, muitos países vêm investindo continuamente em sua capacidade de geração solar, visando explorar o recurso e diminuir sua dependência de fontes mais nocivas ao meio ambiente, como é o caso das hidrelétricas. O Brasil não fica atrás nesse quesito e também se destaca em meio ao seu desenvolvimento sustentável.

O que são as células solares de perovskita?

À primeira instância, uma célula solar de perovskita pode parecer uma placa fotovoltaica como qualquer outra. Contudo, ela é confeccionada com um material bem diferente, conhecido como perovskita – um mineral natural que possui uma estrutura cristalina, que por sua vez aprimora seu poder de absorção.

O modelo ainda está em fase de testes, mas já vem apresentando resultados altamente satisfatórios. Em 2023, essas placas alcançaram uma eficiência recorde de 33,9%, superando em 0,2% as células comuns. Ao combinar a performance de várias delas, é possível aumentar consideravelmente a geração de energia solar.

Continua depois da publicidade

Outra vantagem da categoria são os custos de produção, que são bem mais baixos que os das placas fotovoltaicas de silício. Além de o material ser mais barato, o processo de fabricação também é simplificado, permitindo utilizar técnicas mais baratas para uma produção em larga escala.

Essa também é uma vantagem para o público geral, cujo principal obstáculo para a adesão à geração solar está nos altos custos das placas. Caso o formato se popularize, investir em seu próprio sistema de geração solar tende a se tornar bem mais acessível.

Quais as principais vantagens das células solares de perovskita?

Entre as principais vantagens das células solares de perovskita, podemos destacar:

  • Mais eficiência na geração de energia;
  • Redução dos custos gerais;
  • Versatilidade na fabricação;
  • Fabricação simplificada.

Continua depois da publicidade

A seguir, entenda o que são as células de perovskita e como elas prometem revolucionar o setor de energia solar.

Investimentos na área

No Brasil, já tem alguns anos que o governo federal vem investindo pesado na área de energia limpa, visando tornar o país referência global. Os incentivos para energia solar já beneficiam incontáveis empresas e, não menos importante, vêm proporcionando novas alternativas para a população.

O mercado livre de energia solar é um exemplo de serviço que tem crescido no país e possibilitado que todos possam investir em energia solar sem precisar ter suas próprias placas. Com a ascensão de novas tecnologias como a perovskita, o cenário tende a se expandir ainda mais. 

Leia mais

DWX+ em Florianópolis: O futuro da IA em debate no maior evento do setor

Web 3: a próxima geração da internet