Quem viaja para a Índia, além de ter contato com vários pontos turísticos lindos, também consegue observar de perto uma cultura e religiosidade bem diferente da nossa. E, no país, um dos principais locais onde essa fé é professada é o Templo Dourado, localizado na região de Amritsar – não coincidentemente, ele é, ainda, um dos pontos espirituais mais reverenciados de todo o mundo.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Pensando nisso, nesta matéria você confere mais sobre a construção deste Templo, seus significados para a população local e como seus rituais se dão.

Continua depois da publicidade

Significado dos rituais no Templo Dourado de Amritsar 

O Templo Dourado de Amritsar é dedicado à religião Sikh, fundada por um guru indiano chamado Nanak. De acordo com essa doutrina, é possível encontrar a sua divindade interior tendo devoção, vivendo uma vida simples e fazendo serviços à humanidade. Assim, esses rituais não são apenas religiosos, mas também reafirmam os valores que a religião Sikh prega para seus fiéis.

Além disso, quem já foi em um ritual nesse templo dourado, também chamado de Sri Harmandir Sahib,  revela que tudo lá transmite uma grande paz de espírito.

A procissão matinal

Sendo o primeiro, e um dos mais importantes rituais do templo dourado, a procissão matinal conta com uma experiência única.

Continua depois da publicidade

Isto pois todo dia, durante o amanhecer, a escritura sagrada é carregada ao redor do templo ao mesmo tempo que os seguidores devotos da doutrina sikh cantam hinos e fazem orações.

Os visitantes sempre são bem vindos, inclusive a combinação da luz do sol nascente na bela arquitetura do templo transforma o local em uma ótima opção para a meditação.

A tradição Langar 

Assim como foi dito acima, os valores da religião Sikh são a humildade, a igualdade e os serviços à comunidade. E é justamente nisso que se baseia o Langar. Em uma grande cozinha, os devotos cozinham e preparam refeições vegetarianas para todos os visitantes, independentemente da religião, da casta, ou da classe social.

Continua depois da publicidade

Cerimônia da leitura do livro sagrado 

Ao contrário das outras, a cerimônia do Akhand só acontece em ocasiões especiais. Nela, devotos voluntários da doutrina Sikh lêem o livro sagrado inteiro da religião, chamado de Guru Granth Sahib. A leitura é feita de forma ininterrupta e, de forma geral, dura 48 horas.

Leia mais

Queimadas de Los Diablos: a purificação com fogo na Guatemala

Destaques do NSC Total