nsc

O segmento condominial brasileiro tem um protagonista

Trajetória de Ricardo Karpat inspira profissionais do setor

19/06/2020 - 13h36 - Atualizada em: 19/06/2020 - 16h06

Compartilhe

Beatriz
Por Beatriz Cerino
Karpat
Ricardo Karpat, no 4º Congresso de Síndicos e Administradores
(Foto: )

Esse período de quarentena, vivido nos últimos meses, transformou diversos hábitos e colocou em cena necessidades que, até então, passavam despercebidas como essenciais. Nesse cenário, uma profissão ganhou destaque: a do síndico.

— Os síndicos estão trabalhando muito, condomínios lotados e pessoas à flor da pele. Sem contar a necessidade de gestão, com afastamentos dos funcionários por Covid-19 e aumento da inadimplência. Os moradores estão enxergando com clareza, neste momento tão difícil para todos, a diferença de um síndico voluntário e de um profissional — comenta Ricardo Karpat, a voz que tem apresentado importantes debates no ramo imobiliário e revolucionando o setor.

Ricardo Karpat está há 10 anos atuando com protagonismo na profissionalização dessa profissão e tem sido o responsável por impulsionar esse segmento condominial.

— Esse segmento vem se consolidando em todos os estados brasileiros, inclusive nas pequenas cidades. Algumas capitais, como São Paulo e Salvador, já têm em torno de 15% de atuação nesse setor. Há 5 anos não era nem 1%, há 10 anos, então, não era nem 0,1%. A fase dos obstáculos de valorização foram superadas e, com muito esforço, conseguimos demonstrar a importância da profissionalização do Síndico — comemora Ricardo Karpat.

O empresário foi responsável pelo primeiro curso de Síndico Profissional do país e iniciou uma jornada de conscientização e mudança de cultura, incluindo palestras e consultorias realizadas pelo Brasil. O curso já formou mais de 5.000 síndicos presencialmente, em nove cidades brasileiras.

Hoje, a voz do visionário ecoa em reportagens, espaços próprios na internet e na rádio CBN, com o programa Voz do Síndico. No Youtube, em parceria com o produtor Ronaldo Graf, criou a Cond TV, uma espécie de GloboNews do segmento, que já se tornou o canal condominial com maior número de inscritos, mais de 21 mil síndicos e quase 2 milhões de visualizações.

— Permanentemente "grito ao mundo" que o síndico profissional traz vantagens para todos, menos para esquemas corruptos, que infelizmente existem no segmento. Meu objetivo é qualificar o Síndico Profissional ao máximo, possibilitando proporcionar que sejam excelentes e martelar na cabeça a obrigação da postura ética. Temos que moralizar este segmento. O Síndico profissional é o agente da mudança — comenta.

Karpat
Ricardo Karpat
(Foto: )

Credibilidade da profissão

Com a intenção de manter o alto nível de preparo profissional e diminuir o que chamou de “corrupções enrustidas de parcerias", Karpat recentemente lançou o Certificado 5 Estrelas, com validação da Fundação Vanzolini, gerida por professores da Universidade de São Paulo (USP).

A certificação permite aos condomínios contratantes terem a certeza de que o Síndico Profissional contratado tem capacidade e conhecimento para exercer a função, uma vez que, para conquistá-la, o candidato deve apresentar certidões negativas e realizar um rigoroso teste de proficiência.

Com tanto reconhecimento pelos seus feitos, Karpat inspira muitos profissionais que buscam esse espaço no mercado.

— Todos queremos ganhar dinheiro, ser reconhecidos e ter uma boa vida, mas... precisa ser mais que isso, precisa ter um propósito. Se questionem qual é o seu: o que você mudará no mundo? — comenta, destacando que esse é o segredo para ter sucesso.

— O sucesso é feito de disciplina e persistência e raramente acontece a curto e médio prazo — finaliza.

Ouça a Voz do Síndico na CBN Diário

Colunistas