No ar como a malvada Janete de Terra Nostra, a atriz Ângela Vieira lançou uma série documental nas redes sociais em que revelou uma condição bastante delicada, que várias mulheres passam e que a fez procurar um tratamento, até então inédito, para não parar de trabalhar.

Continua depois da publicidade

Na série documental Menopausa não é modinha, Ângela Vieira e a médica endocrinologista Dra. Silvia Bretz falam, em cinco episódios, tudo sobre menopausa, hormônios, tratamentos, prevenção e longevidade.

Ângela Vieira contou que ficou preocupada quando chegou na perimenopausa. A perimenopausa é o período de transição da mulher da fase fértil para o começo da menopausa. É quando acontece importantes flutuações hormonais no corpo da mulher.

“Descobri que estava na perimenopausa e comecei a reposição hormonal. Na época, não era moda, nem assunto de revista. Modéstia à parte, fui pioneira, porque acreditei na saúde integral. Não queria só apagar sintomas, queria me prevenir para seguir ativa no palco e na vida”, conta a atriz na série.

Continua depois da publicidade

Durante esse período, que geralmente ocorre por volta dos 40 anos, porém pode começar já aos 30 anos, a mulher ainda menstrua, mas os ciclos tornam-se irregulares e há sintomas como ondas de calor, alterações de humor, fadiga, insônia, secura vaginal, diminuição da libido e menstruação irregular.

Antes e depois do elenco de Terra Nostra

Ângela Vieira contou que na época não teve uma rede de apoio de outras mulheres, como existe hoje. Ela conta também que foi uma das pioneiras a fazer a reposição hormonal, enquanto o assunto ainda nem era falado abertamente como é atualmente.

Segundo a Dra. Silvia Bretz iniciar a reposição no começo da menopausa protege coração, ossos, cognição e metabolismo. Para Ângela, prevenir fez com que ela tivesse tranquilidade para seguir ativa no palco e na vida.

Continua depois da publicidade

A última novela completa de Ângela Vieira na Globo foi Bom Sucesso (2019), depois fez uma participação especial em Além da Ilusão (2022). A atriz planeja voltar aos palcos ainda em 2025, com uma peça ao lado do ator Victor Thiré.

O que aconteceu com Tânia Bondezan, a Mariana de Terra Nostra