Essa é a terceira vez que A Viagem reprisa na TV aberta, se contar com as reprises do extinto Canal VIVA, já são seis vezes que a novela de Ivani Ribeiro é reprisada. Mesmo assim, no final da tarde desta quarta-feira (15), milhões de pessoas pararam em frente à televisão para ver a morte de Diná (Christiane Torloni) mais uma vez.

Continua depois da publicidade

Mesmo depois de tantas reprises e disponível na íntegra no Globoplay, A Viagem vem garantindo bons índices de audiência para a Globo no Vale a Pena Ver de Novo. Não é só isso, funciona como uma espécie de alavanca que impulsiona as audiências da noite e das novelas inéditas.

A cena da morte de Diná é uma das mais lembradas da novela. Antes disso, o público parou também para ver a morte de Otávio Jordão (Antônio Fagundes). O fenômeno não é uma exclusividade de A Viagem, esta semana a reprise de Terra Nostra também teve recorde de audiência com a cena em que Matteo (Thiago Lacerda) reencontra Giuliana (Ana Paula Arósio).

O que explica uma novela que todo mundo já viu, que todo mundo já sabe como começa e termina, que está disponível no streaming fazer tanto sucesso? A resposta não está na renovação do público. Apesar de conquistar novos telespectadores a cada reprise, a questão é mais profunda.

Continua depois da publicidade

A Viagem faz parte de uma seleta lista de clássicos que sempre que são reprisados param o público. Ao lado dela estão O Cravo e a Rosa, O Rei do Gado, Chocolate com Pimenta, História de Amor, Por Amor, Alma Gêmea e outras. São grandes novelas que ganham um espaço no coração do público para sempre.

Aliada a esse lugar guardado na memória afetiva das pessoas, ao gostinho de nostalgia, está também a explicação de por que a TV aberta segue imbatível. Mesmo com todo avanço do streaming e da internet, é a TV Aberta que chega a todos os cantos do nosso imenso país.

É a TV aberta também que nos dá a sensação de grupo, de comunidade e de pertencimento. É saber que, naquele momento, milhões de brasileiros também estão vendo Giuliana finalmente achar o “mio Matteo”, Diná chegar ao Nosso Lar e usar a mesma roupa até o último capítulo. É o mesmo sentimento que deve reunir outros milhões nesta sexta-feira (17) para descobrir quem matou Odete Roitman em Vale Tudo.

Continua depois da publicidade

Seria possível terminar esse texto contando tudo que acontece até o final de A Viagem. Não seria surpresa para ninguém, muito menos para quem está revendo e provavelmente lembra de cada cena.

Mesmo assim, a novela seguiria tendo grande audiência até o final, porque o faz dela um sucesso não é a previsibilidade. É lembrar de como era a vida no ano que A Viagem passou pela primeira vez ou na quinta reprise, tanto faz. É a conexão de passado e presente, que dá um quentinho no coração e faz a gente seguir em frente!

Veja o antes e depois do elenco de A Viagem

Como está o elenco de ‘A Viagem’ atualmente? Compare o antes e depois

Continua depois da publicidade