Tecnologia reforçada e novidades que ajudarão a manter a segurança da Oktoberfest Blumenau 2025 foram anunciadas pela organização do evento nesta quinta-feira (2), a menos de uma semana do início da festa. Entre os destaques estão os totens espalhados pela Vila Germânica para acionamento em caso de emergência e a presença de policiais penais, que estarão de olho em pessoas com tornozeleira eletrônica que tentarão curtir a folia sem autorização judicial.

Continua depois da publicidade

Saiba tudo sobre a Oktoberfest Blumenau 2025

A 40ª edição marcará também a parceria inédita da Global Sonic, empresa blumenauense, com a Oktoberfest. Entre outras ações, ela será responsável por implantar 13 totens de emergência em pontos estratégicos do entorno da Vila Germânica. Esses equipamentos poderão ser acionados em situações de risco e os chamados serão enviados em tempo real para a central de segurança da festa, possibilitando resposta imediata das equipes.

Veja fotos do anúncio das novidades na segurança da festa

Mais novidades

Outra novidade será o espaço da Polícia Penal dentro da Oktoberfest para fazer o acompanhamento de tornozeleiras eletrônicas. A equipe será responsável por verificar caso alguma pessoa sob monitoramento judicial tente acessar o evento sem a autorização do juiz. Para isso, equipes dentro e fora da festa farão o trabalho preventivo nas imediações da Vila Germânica. Policiais também vão fazer o transporte imediato de presos em flagrante para a unidade prisional e o exame de corpo de delito ainda no local.

A Intelbras, que atua no evento há seis edições, vai ampliar em 20% o número de câmeras em relação ao ano anterior, chegando a 330 equipamentos, que serão integrados a um verdadeiro ecossistema de soluções com inteligência artificial, reconhecimento facial e drones para monitoramento aéreo capazes de identificar aglomerações e comportamentos suspeitos. A tecnologia permitirá geração de alertas em tempo real.

Continua depois da publicidade

Além da parte computacional, serão ao menos 250 profissionais de segurança espalhados pelas áreas internas e externas da Vila. Para compor o “grande time”, a Polícia Militar terá 120 agentes por turno nos dias e horários de maior movimento da Oktoberfest, prometendo não comprometer o policiamento de rotina nos bairros da cidade. Ao todo, 316 policiais irão atuar na festa a pé e motorizado (carros e motos), além de terem o apoio aéreo do Batalhão de Aviação, do Tático, Canil, Rocam e Cavalaria.

A PM deve fazer desde a fiscalização da Lei Seca nas entradas e saídas de Blumenau até estar presente dentro dos pavilhões. A corporação também terá a tecnologia como aliada e levará câmeras de monitoramento equipadas com reconhecimento facial, drones de alta tecnologia para identificação de tumultos e ocorrências e outros sistemas.

Neste ano, inclusive, a polícia terá reconhecimento facial também na Rua XV de Novembro, durante os desfiles, e o uso de drones que permitem o rastreio de indivíduos identificados através do reconhecimento.

Já a Polícia Civil monta uma delegacia dentro da Vila, possibilitando o registro de boletins de ocorrência, a autuação em flagrante de crimes ocorridos durante a festividade e o atendimento relacionado a objetos achados e perdidos.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Veja a programação dos grupos folclóricos na Oktoberfest Blumenau 2025