A onda de frio em Santa Catarina vem provocando manhãs congelantes e tardes geladas. Porém, esse frio já tem data para perder a força. De acordo com a Defesa Civil, as temperaturas começam a subir de forma gradual a partir da tarde de quinta-feira (3), com o afastamento da massa de ar frio de origem polar.

Continua depois da publicidade

SC enfrenta mais um dia de onda de frio com geada e termômetros em -8°C

É nesta data, também, que o alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a onda de frio termina, às 8h. De acordo com a Epagri/Ciram, esta é a quarta massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil em 2025 e a segunda do inverno.

Na região Serrana, foi registrada a primeira neve do inverno na noite desta segunda-feira (30), com temperaturas que chegaram a -5,92°C em Urupema e -5,78°C em São Joaquim. A neve foi registrada em quatro municípios: São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra. Uma nota da Epagri/Ciram também limita a onda de frio até as 10h da quinta-feira.

A partir de quinta-feira, a probabilidade de geada também diminui consideravelmente, de acordo com as imagens de satélite da Epagri. Enquanto na quarta-feira (2) a possibilidade é de 100% na maior parte do estado, na sexta-feira (4) a probabilidade diminui para 60% e se limita aos municípios da Serra catarinense.

Continua depois da publicidade

Segundo a Defesa Civil, o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas às baixas temperaturas, como grande desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, pelo menos até a manhã de quinta-feira.

Pico do frio

No Litoral e no Vale do Itajaí, o dia mais frio da semana deve ser a quarta-feira, quando as mínimas ficam entre 0°C e 10°C. No Grande Oeste e Planaltos, as mínimas oscilam entre -2°C e 3°C, podendo chegar a temperaturas ainda mais baixas nos pontos mais altos da Serra.

Ainda na quarta-feira, as máximas não passam dos 15°C em todas as regiões e permanecem abaixo dos 10°C nos Planaltos.

Veja as fotos da primeira neve de 2025 em SC

A primeira neve de 2025 em Santa Catarina foi registrada em Urupema, na Serra catarinense, na madrugada do dia 29 de maio. No mesmo dia, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici também registraram o fenômeno.  

Continua depois da publicidade

Leia também

VÍDEO: Serra de SC registra chuva congelada e encanta moradores em noite de frio intenso 

Cidade mais fria do Brasil tem sensação térmica de -25°C e SC amanhece abaixo de zero