O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta segunda-feira (6) um alerta de chuvas intensas com grau de severidade classificado como “perigo potencial”. O alerta é válido até às 23h59min e abrange diversas regiões dos estados do Sul e Centro-Oeste do Brasil.
Continua depois da publicidade
De acordo com o INMET, são esperadas chuvas com intensidade entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia, além de ventos fortes entre 40 e 60 km/h.
Embora o risco seja considerado baixo, há possibilidade de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, o que exige atenção redobrada da população.
Áreas que podem ser afetadas
As áreas afetadas abrangem regiões como:
- Serrana
- Oeste Catarinense
- Vale do Itajaí
- Grande Florianópolis
- Noroeste Rio-grandense
- Metropolitana de Curitiba
- Centro Ocidental Paranaense
- Pantanais Sul Mato-grossense
Continua depois da publicidade
Municípios, como Abdon Batista, Abelardo Luz, Agrolândia, Agronômica, Água Doce, Águas de Chapecó e Balneário Camboriú podem ser afetados.

Veja outros alertas que atingem SC
Recomendações do INMET
A recomendação é que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar sob árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas.
Também é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, e evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante o período do alerta.
Continua depois da publicidade
Em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Queda brusca de temperatura coloca três regiões de SC em alerta de “perigo” e risco à saúde





