nsc
an

Descumprimento das regras

Ônibus de Joinville é flagrado com aglomeração de passageiros; veja o vídeo

Regras permitem a ocupação de passageiros de até 40% da capacidade do veículo

06/10/2020 - 12h00 - Atualizada em: 06/10/2020 - 13h26

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
Imagens mostram bancos ocupados e corredores lotados
Imagens mostram bancos ocupados e corredores lotados
(Foto: )

Um vídeo gravado dentro de um ônibus de Joinville na noite da última segunda-feira (5) mostra a aglomeração e o desrespeito às regras para o funcionamento do transporte coletivo na cidade. Nas imagens, o veículo está com todos os bancos ocupados e o corredor totalmente ocupado por passageiros em pé.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

As pessoas presentes no ônibus fazem o uso de máscara, mas não respeitam o distanciamento social. Atualmente, o município permite que a ocupação de passageiros seja de até 40% da capacidade do veículo. Um veículo com 77 vagas - 32 sentados e 45 em pé - pode circular com 31 pessoas, no máximo, por exemplo. No entanto, as imagens mostram que o ônibus estava lotado.

O vídeo circulou nas redes sociais, mas não foi possível descobrir a linha ou o horário do registro. As empresas Gidion e Transtusa, por meio da assessoria, informaram que o ônibus que aparece no vídeo estava parado no terminal.

> Ônibus em Joinville priorizam horário de pico e têm redução de linhas

Segundos as empresas, o veículo chega ao terminal e as pessoas sobem, sendo comum que os fiscais do transporte e da prefeitura tenham que pedir para que os passageiros desçam até o volume máximo para liberar a viagem.

> Joinville realiza pagamento de R$ 1,68 milhão a empresas de ônibus

A assessoria informou que os passageiros que excedem o limite vão para outro ônibus e viagens com número de pessoas acima do permitido não está sendo autorizada a dar partida pelas empresas.

> Joinville tem 53 pessoas internadas nas UTIs para pacientes com coronavírus

A prefeitura informou que não recebeu dados sobre linha, trajeto e horário do ônibus flagrado no vídeo. O município afirmou apenas que as denúncias devem ser encaminhadas para o Web-Saúde ou Ligue-Saúde, com informações detalhadas. Assim, a fiscalização pode verificar o cumprimento das medidas restritivas.

> Volta às aulas presenciais em Joinville já tem data definida

Colunistas