Os ônibus que precisavam passar pela Avenida Juscelino Kubitscheck para acessar o Terminal do Centro, em Joinville, ficaram parados em “fila” na noite desta segunda-feira (29). Devido às chuvas intensas, dois terminais ficaram com a operação suspensa temporariamente. O serviço foi liberado por volta das 20h.

Continua depois da publicidade

Além do terminal central, o do Itaum também foi impactado com os alagamentos na zona Sul da cidade. A Defesa Civil de Joinville precisou elevar o Plano de Contingência (Plancon) para o nível Laranja, após o município registrar 72 milímetros de chuva em apenas duas horas.

Veja fotos

Foram registrados alagamentos em ruas de diversos bairros, principalmente do Centro, Anita Garibaldi, Bucarein, Floresta, Itaum, Guanabara, Petrópolis, Jativoca e Nova Brasília.

De acordo com a Prefeitura de Joinville, a água começou a baixar por volta das 19h e agentes do Departamento de Trânsito (Detrans) orientam o tráfego nas regiões impactadas.

Por conta dos alagamentos, o Natal de Joinville também suspendeu a programação nesta segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Alerta Laranja

O fenômeno acontece devido à atuação de uma baixa pressão, causada pela soma de calor e umidade, que favorece a formação de temporais. De acordo com a Defesa Civil de Joinville, a chuva intensa deve continuar nos próximos dias.

O risco é considerado muito alto para alagamentos e enxurradas e, em locais com chuva persistente, para deslizamentos.

Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.

Confira como está a Avenida JK