nsc
    hora_de_sc

    Transporte coletivo

    Ônibus voltam a circular em Florianópolis nesta quarta; confira novos horários e regras

    Veículos vão rodar somente de segunda a sexta-feira e com lotação máxima de 40%

    16/06/2020 - 09h06 - Atualizada em: 16/06/2020 - 09h22

    Compartilhe

    Clarissa
    Por Clarissa Battistella
    Por Guilherme Simon
    ônibus em Florianópolis
    Transporte está suspenso há quase três meses por causa do coronavírus
    (Foto: )

    A Prefeitura de Florianópolis divulgou os horários em que os ônibus vão circular na Capital catarinense a partir desta quarta-feira (17), quando os serviços serão retomados. Em fase de testes e seguindo uma série de regras de segurança contra o coronavírus, os veículos vão rodar somente de segunda a sexta-feira e com lotação máxima de 40%.

    As bilheterias dos terminais de ônibus também serão reabertas no mesmo dia, para recarga dos cartões, com exceção do estudantil, que não será aceito no período em que as escolas estiverem fechadas. Quem quiser adquirir o Cartão Cidadão poderá realizar a solicitação nas bilheterias, das 11h às 17h.

    A volta dos ônibus em Florianópolis ocorre após quase três meses sem circulação como medida para conter a Covid-19. Na fase de testes, a prefeitura vai avaliar o impacto do avanço do contágio da doença e a capacidade de atendimento do sistema de saúde para planejar as próximas medidas na operação. Caso sejam constatados riscos à saúde pública, uma nova suspensão do serviço poderá ocorrer.

    Até esta segunda (15), a Capital catarinense somava 943 casos confirmados de coronavírus e 9 mortes pela doença, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES). A décima morte já foi confirmada pela prefeitura, mas ainda não entrou no sistema de dados do Estado.

    — Estamos cientes de que qualquer flexibilização tem reflexo de duas a três semanas nos números do contágio. Com o retorno em uma quarta-feira, vamos avaliar esses três dias de retorno durante o final de semana, além de analisar os dados do contágio posteriormente em diversos períodos de tempo. Dessa forma, vamos entender se o nosso sistema de saúde está comportando o resultado da flexibilização — destacou o prefeito Gean Loureiro.

    Novo quadro de horários

    O transporte dos ônibus vai operar inicialmente apenas de segunda a sexta-feira, sem funcionar durante os finais de semana. O objetivo da medida é evitar deslocamentos desnecessários.

    Os horários das linhas podem ser conferidos no site da Prefeitura de Florianópolis ou pelo site do Consórcio Fênix.

    A retomada do serviço prevê uma frota extra de veículos que vai operar de acordo com a demanda e caso seja necessário para atender a população. A preparação para o retorno do transporte público contou também com a testagem para a Covid-19 de 1,5 mil trabalhadores que vão atuar no sistema.

    O retorno da operação busca atender a trabalhadores do comércio e da área da saúde, que até o momento vinham contando com linhas especiais, e a população que necessita de um meio de transporte para atividades essenciais como consultas médicas, supermercado, farmácia e atendimento bancário.

    A prefeitura reforça que quem estiver com algum sintoma ou suspeita de Covid-19 não deve sair de casa e nem utilizar o transporte coletivo. A orientação é acionar o Alô Saúde pelo 0800.333.3233 para mais informações sobre como proceder.

    Check-in do transporte

    Para a retomada dos ônibus, a prefeitura implantou um sistema de QR Code que será oferecido em cada ônibus para check-in voluntário dos passageiros em cada linha.

    Conforme a prefeitura, a ideia é que isso ajude o município a monitorar as pessoas que estiveram no mesmo veículo. Assim, caso haja alguma pessoa infectada pelo coronavírus em determinada linha, será possível avisar os usuários.

    Para fazer o check-in, é necessário realizar um cadastro, apenas uma vez. Ele pode ser realizado pelo site www.covidometrofloripa.com.br ou no próprio ônibus, por meio do QR Code que ficará num painel próximo do validador de cartões.

    Normas de segurança

    Quem vai utilizar o transporte coletivo deve se atentar às normas de biossegurança antes mesmo do embarque, durante a viagem, e também nos terminais.

    Confira as regras e orientações

    - usar máscara

    - evitar aglomeração nos pontos de parada

    - evitar contato com outras pessoas

    - higienizar as mãos antes e depois de entrar no veículo

    - evitar contato com estruturas dos veículos

    - sentar-se preferencialmente próximo às janelas

    - janelas devem ser mantidas abertas mesmo em dias de frio ou chuva

    - não é permitido consumir alimentos nos ônibus ou nos terminais

    - manter a etiqueta da tosse, cobrindo boca e nariz com antebraço, evitando utilizar as mãos

    - a lotação máxima de cada veículo é de 40%

    Como adquirir créditos ou cartão pré-pago

    Quem utiliza o Cartão Cidadão e Cartão do Vale Transporte convencional já pode realizar a compra de novos créditos pelo site www.consorciofenix/passerapido. O pagamento é via boleto e os créditos são disponibilizados em dois dias úteis devido à compensação do boleto.

    Desde segunda-feira (15), o serviço de delivery de novos cartões pode ser solicitado. Basta acessar o site do Consórcio Fênix, seguir o passo a passo, gerar o boleto e realizar o pagamento. A entrega é feita em 48h após a confirmação do pagamento.

    Estudantes e residentes de áreas da saúde

    Os cartões estudantis estão bloqueados porque as aulas presenciais ainda estão proibidas, mas os estudantes que fazem estágio obrigatório ou são residentes da área da saúde deverão fazer a troca por um outro cartão pré-pago específico. O pedido pode ser presencial ou online. Mais informações no site da Prefeitura de Florianópolis.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas