A Operação Caminhos Seguros, que busca combater a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o país, prendeu 51 pessoas em Santa Catarina entre os dias 2 e 20 de maio. Equipes da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Científica atuaram em conjunto nas ações que envolveram também trabalhos de prevenção, ações educativas e apreensão de drogas e armas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Nesta quarta-feira (22), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) apresentou um levantamento da operação. Das 51 prisões, 23 foram em flagrante e 28 cumprimentos de mandados de prisão. Foram empregados 1.916 policiais nas atividades, que contemplaram também palestras e ações de panfletagem.

Pontos de bloqueio, fiscalizações em locais e veículos, e apreensão de duas pistolas foram realizadas pelos profissionais, que cumpriram 26 mandados de busca e apreensão e atenderam 11 vítimas.

Foram feitos 131 exames periciais de violência sexual e oito de lesão corporal. Dois menores foram apreendidos em flagrante e quatro por mandado.

Continua depois da publicidade

— Mais uma vez o Governo de Santa Catarina, por meio de suas forças que compõem a Segurança Pública, desencadeou a operação Caminhos Seguros e os resultados são positivos. Foram cerca de dois mil integrantes para combater essa barbárie que é a exploração sexual de crianças e adolescentes — afirmou o secretário adjunto que responde pela Secretaria da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.

A operação Caminhos Seguros é realizada no mês de maio em todo o país e integra também a Campanha Nacional de Mobilização para o Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Já na 4º edição, a operação é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi).

Leia também

Homem condenado por estupro da neta é preso no Sul de SC

VÍDEO: Imagens mostram momento em que pais do caso “AME Jonatas” são presos em Joinville

Destaques do NSC Total