O novo papa Leão XIV é o primeiro americano a ser eleito sumo pontífice. Robert Prevost tem 69 anos e é da Ordem dos Agostinianos, que tem desempenhado papéis importantes dentro da Igreja Católica.

Continua depois da publicidade

O que é a Ordem dos Agostinianos?

Com nome oficial de Ordem de Santo Agostinho (Ordo Sancti Augustini, OSA), esta é a ordem de frades mendicantes que seguem a linha de pensamento de Santo Agostinho. Foi fundada em 1244, na Itália, por uma decisão do papa da época que unificou comunidades de eremitas da Toscana.

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Como são os agostinianos?

Eles vivem em fraternidade, fazem voto de castidade, pobreza e obediência e levam o que chamam de vida contemplativa. Outras atividades dos agostinianos são a pregação, o ensino, o trabalho missionário e a dedicação aos pobres.

Continua depois da publicidade

Os seguidores de Santo Agostinho valorizam a vida em busca de Deus, a vida em comunidade e a devoção à Igreja. Eles são inspirados na primeira comunidade cristã descrita nos Atos dos Apóstolos.

Além do novo papa, a ordem de Santo Agostinho tem presença internacional forte e em diversos países do mundo.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Veja imagens do novo papa

Continua depois da publicidade

O que são os mendicantes?

As ordens mendicantes são grupos religiosos da Igreja Católica formados por frades ou freiras que vivem em conventos e dedicam sua ação principalmente à oração, pregação, evangelização, serviço aos pobres e obras de caridade.

Essas ordens surgiram no final do século XII e início do XIII como resposta a mudanças sociais e religiosas, especialmente para atender às necessidades das populações urbanas em expansão, buscando imitar a vida simples e itinerante dos apóstolos, vivendo na pobreza e sustentando-se por doações, daí o nome “mendicantes”, que significa “que mendiga”.

Diferentemente dos monges tradicionais, que viviam em mosteiros isolados e focados na contemplação, os mendicantes têm uma vida mais ativa e social, indo ao encontro dos problemas do mundo, especialmente nas cidades, para pregar e ajudar os necessitados.

Continua depois da publicidade

Entre as principais ordens mendicantes estão os franciscanos, dominicanos, agostinianos, carmelitas, entre outros. Elas tiveram papel fundamental na teologia, filosofia, ensino e na vida pastoral da Igreja, influenciando profundamente a Idade Média e permanecendo ativas até hoje.

Em resumo, ordens mendicantes são comunidades religiosas que vivem na pobreza voluntária, dedicando-se à pregação, ajuda aos pobres e evangelização, sustentando-se por doações e atuando principalmente em ambientes urbanos.

Leia também

Robert Prevost é o primeiro papa americano e se chamará Leão XIV

Quem é Robert Francis Prevost, norte-americano eleito o novo papa da Igreja Católica