Comer é um dos maiores prazeres que podemos ter na vida. Porém, muitas pessoas sentem culpa ao ingerir alguns alimentos por acreditar que eles têm calorias demais ou por estar aumentando os níveis de açúcar no sangue. Assim, muitos preferem montar sua dieta baseando-se nas calorias que estão consumindo.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Nesse contexto, alguns alimentos contam com praticamente zero calorias, abrindo a possibilidade de os colocarmos o quanto quisermos na rotina. Quer saber quais são eles? Então prossiga a leitura e confira!

Os 7 Alimentos “sem calorias” para a sua dieta 

Continua depois da publicidade

1 – Brócolis 

O brócolis é um vegetal que divide opiniões, já que tem quem ame e quem odeie esse alimento verde escurecido. Porém o que é inegável é que ele é benéfico para a saúde. Segundo a nutricionista Thaisa Leal, ele tem propriedades antioxidantes e anti inflamatórias. Somado a isso, tem bastante ferro e poucas calorias: cerca de 25 a cada 100g de brócolis cozido.

2 – Morango 

Ao contrário do brócolis, o morango já é bem mais unânime, mas ele não para só nas baixas calorias não. Conforme Leal, a fruta contem com um alto nível de vitamina C e antocianinas, que dão pigmento vermelho para a fruta e também são antioxidantes e anti inflamatórios. De forma geral, a cada 100g de morango se encontram cerca de 30 calorias.

3 – Tomate 

Seguindo nos alimentos vermelhos, o tomate também está na lista. Um dos grandes trunfos da salada pode ser comido sem medo por quem está evitando calorias. Aliás, a nutricionista aponta que esse fruto tem seus benefícios potencializados se comido quente, cozido ou com um pouco de gordura, como o azeite. No total, são 15 calorias a cada 100 gramas.

Continua depois da publicidade

4 – Gelatina 

Sim, a gelatina é uma boa opção de sobremesa pouco calórica. Mas cuidado, não estamos falando da pronta que você compra no mercado já saborizada e cheia de aditivos. A sugestão de Leal é comprar a gelatina incolor e fazer com suco natural. Desse modo, cada uma vai ter entre cinco a 15 calorias por porção.

5 – Alface 

Quando olhamos uma folha de alface podemos não imaginar, mas a hortaliça é 97% feita de água  Por isso, é um número calórico quase nulo, com nove calorias a cada 100 gramas para ser mais preciso. Tanto que a nutricionista sugere colocar molhos ou rechear uma folha com frangos desfiados e mesmo assim não adicionar calorias na refeição. 

6 – Melancia 

Muita gente acha que melancia é calórica por ser adocicada. Mas assim como o alface eça é 90% água. De acordo com Thaisa Leal, a melancia tem a mesma propriedade anti inflamatória e antioxidante do morango, demonstrado pela sua pigmentação vermelha. Cada 100g da fruta tem cerca de 33 calorias.

Continua depois da publicidade

7 – Macarrão Shirataki 

Por fim, até macarrão temos na nossa lista. Curiosamente, esse macarrão asiático é feito de uma planta chamada Konjac. Por isso, Thaisa afirma que ele é quase pura fibra, o que sacia muito. Então, para você que não abre mão de uma massa, existe essa opção com 10 calorias a cada 100 gramas.

Leia mais

Feriados 2024: acesse o calendário oficial no Brasil

6 receitas de tortas de liquidificador para o sábado

Destaques do NSC Total