Se tem uma coisa que chama a atenção das pessoas é possível presença e visita de OVNI’s que, podem ou não, trazer seres de outros planetas. Tanto que diversas histórias sobre discos voadores e seus respectivos avistamentos atraem muita atenção do público.. 

Continua depois da publicidade

No Brasil, temos muitos casos, desde o famoso ET de Varginha da década de 1990, até alguns casos registrados pela aeronáutica e que estão presentes no arquivo nacional. Nos Estados Unidos, não é diferente, com o Caso Roswell tendo bastante fama.

Rodeado de misterio até hoje, o caso aconteceu na década de 40 em um momento onde o governo estava em um período de conflitos, o que aumenta o mistério sobre o caso, recheado de controvérsias.

O que é o Caso Roswell?

Antes de mais nada, o Caso Roswell foi um dos primeiros casos no mundo que envolveram a possibilidade da presença de discos voadores. De acordo com a Enciclopédia Britannica, a história começa com o fazendeiro WW Brazel, que em 1947, relatou ter encontrado destroços incomuns em Roswell no Novo México.

Continua depois da publicidade

Cerca de 1 mês depois de encontrar esse objeto, o fazendeiro levou para o xerife da cidade de Roswell, porém ao ver que o objeto não poderia ser identificado, ele chamou a Força Aérea da cidade, que ao coletar o OVNI, enviou um comunicado à imprensa dizendo que um “Disco voador” havia sido encontrado em uma fazenda local.

No dia seguinte à divulgação por parte das autoridades, os militares anunciaram que isso era só um balão meteorológico que se perdeu do radar. De modo que a imprensa logo divulgou essa reviravolta, entrevistando o fazendeiro Brazel, dizendo que ele não acreditava nessa teoria. Mesmo assim, o caso saiu das páginas dos jornais. Em breve, voltaremos às controvérsias posteriores.

Continua depois da publicidade

Como os relatórios oficiais citam o caso?

Mas no fim das contas, qual a visão dos órgãos oficiais estadunidenses sobre esses casos? De acordo com um livro publicado por James Mcandrew, oficial da Força Aérea Americana, a linha principal era essa do balão metereológico (teoria da década de 40), até a chegada de novos boatos na década de 1980 e 1990. 

De acordo com o autor, as controvérsias posteriores utilizaram de testes verdadeiros da Força Aérea feitos na década de 1950, para fomentar a narrativa de encobrimento de uma invasão alienígena ocorrida em 1947. Tanto que em 1994, o caso foi encerrado como sendo a queda de um balão do Projeto Mogul, feito para detectar bombas nucleares da União Soviética.

Maiores controvérsias sobre esse caso

Existem várias controvérsias envolvendo o caso. Tanto que precisou um Oficial da força aérea escrever um livro para desmenti-las. Mas afinal, o que de tão misterioso envolve isso tudo?

Continua depois da publicidade

Segundo a Enciclopédia Britannica, um livro chamado The Roswell Incident, publicado em 1980 pelos autores Charles Berlitz e William Moore, defende que a história do balão meteorológico era apenas para encobrir que o verdadeiro “Disco Voador” estava em Dayton, Ohio. O livro foi desmentido, porém, foi o suficiente para reacender as conspirações.

Dentre elas, talvez a mais famosa aqui no Brasil seja o suposto vídeo da autópsia de um alienígena que teria chegado ao nosso planeta no Caso Roswell. O vídeo data de 1995 e curiosamente foi exibido em horário nobre no programa Fantástico da TV Globo. 

O vídeo da assustadora reportagem está disponível até hoje no YouTube, graças ao arquivista Fabio Marckezini, e foi exibida como uma exclusividade do dominical. Fique tranquilo, o próprio criador admitiu que o conteúdo do vídeo era uma farsa.

Continua depois da publicidade

Leia também

O que se sabe sobre OVNIs e luzes misteriosas no céu dos EUA

Como consultar o registro da FAB sobre óvinis no Arquivo Nacional

OVNIs em SC? Pilotos relatam em documento objetos estranhos no céu do Estado