Depois de uma frustrante eliminação na Liga dos Campeões, o Manchester City foi derrotado pelo Liverpool, por 2×0, nesse domingo (23), no Etihad Stadium, pela 26ª rodada do Campeonato Inglês. Com o resultado, Pep Guardiola chegou a oito derrotas em 26 jogos e está perto de igualar a pior campanha, desde que assumiu o time.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Na temporada de 2019/20, quando o clube ficou em segundo lugar, foram nove derrotas em 38 jogos. O número pode parecer baixo, mas em um campeonato tão disputado como a Premier League, o desempenho faz a diferença e chama atenção pelo padrão que o próprio treinador estabeleceu nos últimos anos.
Na temporada 2016/17, o time terminou a Premier League na terceira colocação, com seis derrotas, em 38 rodadas. A partir do segundo ano, Pep Guardiola liderou o time inglês em uma série de conquistas. Foram seis títulos do Campeonato Inglês, dos sete disputados. Na primeira conquista, 2017/18, o time sofreu apenas duas derrotas e somou incríveis 100 pontos.
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Continua depois da publicidade
No último título, em 2023/24, disputado com Arsenal e Liverpool até as últimas rodadas, o Manchester City foi superado apenas em três partidas e todas fora de casa. Até mesmo a fortaleza do Etihad Stadium parece não ser suficiente para evitar os tropeços, em uma temporada que pode terminar sem grandes conquistas para os cityzens.
Guardiola de olho no futuro
Fora da Liga dos Campeões e da Copa da Liga Inglesa, o City ainda está vivo na disputa da FA Cup e se concentra em terminar a temporada da Premier League com uma vaga para a Liga dos Campeões do ano que vem. O clube também vai disputar o novo Mundial de Clubes da FIFA, em junho.
Enquanto as metas nesse ano são mais modestas, Guardiola já olha para o desafio futuro. Ninguém questiona a história espetacular e vitoriosa que o treinador construiu no time inglês, mas para continuar no topo, será preciso reformular o elenco.
Algo que Guardiola sabe fazer muito bem e já começou. Na janela de inverno, o clube não poupou grana e gastou mais de R$ 1 bilhão, em quatro reforços, e três deles não tiveram muito tempo para se ambientar. Omar Marmoush, Khusanov e Nico Gonzales chegaram e já assumiram a titularidade. O que demonstra a rápida necessidade de mudanças na equipe.
Continua depois da publicidade
As contratações – boas contratações – vieram e agora a dor de cabeça de Guardiola parece ser a decisão de permanência ou dispensa de jogadores, que foram importantes nos últimos anos, mas tiveram uma queda de rendimento.
Do goleiro Ederson, ao atacante Grealish, a lista pode incluir o zagueiro Stones e os meias Gündogan, Kevin de Bruyne e Bernardo Silva. O final da temporada promete ser bem agitado pelos lados de Manchester. Tanto no lado azul, quanto no vermelho.
O próximo compromisso do Manchester City na Premier League será quarta-feira (26), contra os Spurs no Tottenham Hotspur Stadium.
Veja o retrospecto do Manchester City nas últimas temporadas
- Temporada 2017/18: Campeão – 2 derrotas
- Temporada 2018/19: Campeão – 4 derrotas
- Temporada 2019/20: Vice-campeão – 9 derrotas
- Temporada 2020/21: Campeão – 6 derrotas
- Temporada 2021/ 22: Campeão – 3 derrotas
- Temporada 2022/ 23: Campeão – 5 derrotas
- Temporada 2023/24: Campeão – 3 derrotas
Continua depois da publicidade
Leia também:
Mohamed Salah: Mais uma vitória e novos recordes na Premier League