O romance sempre ocupou um lugar especial no cinema, encantando espectadores ao redor do mundo com narrativas emocionantes e performances memoráveis. Continue a leitura para conhecer os 10 melhores filmes de romance de todos os tempos, capazes de transcender o tempo e tocar os corações de gerações.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Nos anos 1930 e 1940, clássicos como “Casablanca” estabeleceram padrões narrativos e emocionais, enquanto a década de 1950 trouxe à tona melodramas românticos. A revolução cultural dos anos 1960 e 1970 viu o surgimento de narrativas mais ousadas e complexas, como “Annie Hall”.

Na contemporaneidade, filmes como “La La Land” e “Me Chame Pelo Seu Nome” desafiam as convenções, proporcionando novas perspectivas sobre o amor e consolidando o romance como um gênero vibrante e sempre relevante no universo cinematográfico.

Veja os 10 melhores filmes de romance de todos os tempos

Continua depois da publicidade

“E o Vento Levou” (1939)

Uma obra-prima clássica que retrata a tumultuada história de amor entre Scarlett O’Hara e Rhett Butler, situada contra o pano de fundo da Guerra Civil Americana. Dirigido por Victor Fleming, George Cukor e Sam Wood, o filme se desenrola contra o pano de fundo da Guerra Civil Americana. A performances magistrais de Leigh e Gable elevam a intensidade emocional da narrativa

“Casablanca” (1942)

Este clássico imortaliza o amor impossível entre Rick Blaine e Ilsa Lund durante a Segunda Guerra Mundial, com diálogos inesquecíveis e uma trilha sonora que ecoa na memória. O filmes é estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman sob a direção de Michael Curtiz.

“Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” (2004)

Dirigido por Michel Gondry, esse filme desafia as convenções do gênero, explorando a complexidade do amor e da memória através da jornada de Joel e Clementine. O filme apresenta performances extraordinárias de Jim Carrey e Kate Winslet.

“Diário de Uma Paixão” (2004)

Baseado no livro de Nicholas Sparks, esse filme conta a história de Noah e Allie, cujo amor resistiu ao teste do tempo, provando que o verdadeiro amor pode ser eterno. As atuações e química de Ryan Goslin e Rachel McAdams são um destaque.

Continua depois da publicidade

“Orgulho e Preconceito” (2005)

Jane Austen ganha vida nesta adaptação cinematográfica, revelando as complexidades do amor entre Elizabeth Bennet e Mr. Darcy em meio às convenções sociais do século XIX. A direção magistral de Joe Wright e o elenco excepcional, liderado por Keira Knightley e Matthew Macfadyen elevam o filme.

“La La Land: Cantando Estações” (2016)

Um musical moderno que explora o romance entre Mia e Sebastian, enquanto perseguem seus sonhos em meio à exuberante cidade de Los Angeles. O filme conta com a direção brilhante de Damien Chazelle e as performances encantadoras de Ryan Gosling e Emma Stone.

“A Bela e a Fera” (1991)

Uma animação clássica da Disney que transcende gerações, contando a história de amor entre a inteligente Bela e o Príncipe Amaldiçoado. A direção de Gary Trousdale e Kirk Wise e as vozes icônicas dos protagonistas, Paige O’Hara como “Bela” e Robby Benson como a “Fera”, são elementos fundamentais que fazem do filme uma obra-prima atemporal da animação.

“Antes do Amanhecer” (1995)

Richard Linklater nos presenteia com uma narrativa delicada sobre o encontro casual entre Jesse e Celine em Viena, revelando uma conexão profunda e efêmera. O filme conta com Ethan Hawke e Julie Delpy.

Continua depois da publicidade

“O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001)

Uma obra de arte cinematográfica que captura a imaginação do público ao seguir Amélie em sua jornada para espalhar o amor e a alegria em Montmartre, Paris. A visão criativa e imaginativa do diretor Jean-Pierre Jeunet, aliada à encantadora interpretação de Audrey Tautou como Amélie Poulain tornam o filme um dos melhores do gênero.

“Titanic” (1997)

James Cameron apresenta uma epopeia romântica a bordo do icônico navio Titanic, contando a história de Jack e Rose, que enfrentam os desafios do destino e do coração. O filme conta também com as interpretações icônicas de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.

Leia mais

Os piores filmes de romance da história, segundo IMDb

Os 4 filmes que Harvard indica para exercitar o cérebro

Onde assistir aos filmes indicados para o Oscar 2024

Destaques do NSC Total