O “Assassinos da Lua das Flores”, dirigido por Martin Scorsese e indicado para o Oscar de Melhor Filme em 2024, é um filme que retrata os Osages. A etnia indígena é original do Vale do Rio Ohio e os domínios incluem o que hoje é o Estado de Oklahoma e a região à Oeste do Rio Mississipi, nos Estados Unidos. Continue a leitura para conhecer os marcos históricos desse povo e como o filme os representa.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

História dos Osages

De acordo com o site oficial do governo estadunidense sobre a tribo, os Osages são oriundos do Vale do Rio Ohio. Apesar de terem sido um povo bastante nômade, seus domínios abarcam muito do que hoje é o Estado de Oklahoma e a região à Oeste do Rio Mississipi.

Continua depois da publicidade

Além disso, conforme a Enciclopédia de História e Cultura de Oklahoma, os Osages se transformaram de um povo pacífico para um povo guerreiro devido ao confronto e alianças firmadas com outros povos nativos. Essa mudança aconteceu a partir do século XIX, quando o governo norte-americano começou a retirá-los de Oklahoma para levá-los para outro território indígena, localizado no Kansas. Por conta disso, muitos confrontos e mortes aconteceram no período, mas essa ainda não foi a pior fase da tribo.

Modo de vida e a chegada de forasteiros

Ainda conforme a Enciclopédia, os Osages tinham várias formas de sobrevivência, como caçar e coletar. Eles também dominavam a agricultura e um sistema relativamente avançado de escambo. Tudo ia bem até o início do Século XX, quando forasteiros começaram a chegar para explorar petróleo em suas terras. Já que o “Ouro Negro” enriqueceu demais a região e a própria etnia. Nesse contexto, aconteceu uma grande matança dos Osages.

Um fato curioso é que esse episódio foi a primeira investigação do Federal Bureau Investigation, o famoso FBI. Atualmente, especula-se que cerca de 15 mil Osages vivam em território estadunidense, preservando a língua e a cultura de seus ancestrais.

Continua depois da publicidade

Sinopse de Assassinos da Lua das Flores 

O filme “Assassinos da Lua das Flores” é inspirado no livro de mesmo nome escrito por David Grann. A adaptação cinematográfica foi dirigida pelo renomado cineasta Martin Scorsese e conta justamente a história da investigação do FBI sobre o assassinato dos Osages nos anos 1920. Com isso, desencadeia-se uma investigação profunda, com o envolvimento de J. Edgar Hoover, o primeiro diretor do FBI. 

O filme conta ainda com um grande elenco, com nomes como Leonardo Dicaprio, Robert De Niro e Lily Gladstone. No momento, ele está no catálogo da Apple TV+.

Leia também

O que há por trás de “Pobres Criaturas” e as polêmicas sobre o filme

Onde assistir aos filmes indicados para o Oscar 2024

Destaques do NSC Total