A prova que rendeu a medalha de ouro no solo para Rebeca Andrade na ginástica artística nas Olimpíadas de Paris 2024 virou motivo de polêmica, pelo menos, na Romênia. As autoridades do país estão reclamando do tratamento dado às ginastas romenas e pedem revisão da prova. As informações são do jornal O Globo.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

“Estranho e constrangedor”: O que irritou Simone Biles em final das Olimpíadas

Na final do solo na ginástica artística, disputada na segunda-feira (5), Rebeca Andrade ganhou a medalha de ouro, Simone Biles e Jordan Chiles, as duas dos Estados Unidos, ficaram com a prata e o bronze, respectivamente. O quarto e quinto lugar ficaram para as romenas Ana Barbosu e Sabrina Voinea.

Para as autoridades da Romênia, as ginastas do país tiveram um tratamento “desonroso” em Paris 2024. As duas atletas teriam deixado a Arena Bercy aos prantos depois da final do solo. Ana Barbosu chegou a ser anunciada como medalha de bronze, mas viu sua nota cair para quarta posição, depois que os juízes reavaliaram a nota da americana Jordan Chiles.

Continua depois da publicidade

Rebeca Andrade: Relembre os pódios da maior medalhista da história do Brasil em Olimpíadas

Na terça-feira (6), a presidente da Federação Romena de Ginástica, Carmencita Constantin, comunicou que tem a intenção de apresentar dois processos perante o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS). Um dos nomes que mais reclamou das notas das compatriotas foi a ex-ginasta Nadia Comaneci, lenda da modalidade.

Após protestos e pedidos de Nadia Comaneci, a Federação Internacional de Ginástica decidiu revisar a nota de Sabrina Voinea, buscando identificar possíveis irregularidades na perda de um décimo, supostamente por pisar fora do tapete.

Rebeca Andrade não corre o risco de perder sua medalha de ouro. A maior reclamação da Romênia é na nota de Sabrina Voinea. Caso ela seja revisada, ela ganharia um décimo a mais, ficando com 13.800 e na frente de Ana Barbosu e Jordan Chiles. Rebeca Andrade com 14.166 e Simone Biles com 14.133 manteriam suas posições no pódio.

Continua depois da publicidade

*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro

Leia também

Rebeca Andrade e Simone Biles ficam fora do pódio na final da trave em Paris 2024

Rebeca Andrade: Relembre os pódios da maior medalhista da história do Brasil em Olimpíadas

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Destaques do NSC Total