O frio chegou e não foi só para os humanos. Toucas, lenços e cachecóis também fazem parte do guarda-roupas das ovelhas Pacha e Mama, que vivem na Capital Nacional do Frio, onde os termômetros já chegaram a -5,7℃ este ano.

Continua depois da publicidade

As ovelhas irmãs são as mascotes de um chalé em Urupema, na Serra Catarinense,  e são muito mimadas pelos tutores Ivanir e Edson Koerich. Os hóspedes da pousada também aproveitam para paparicar as duas, com direito à comidinha na boca e muito carinho. Os nomes ‘Pacha’ e ‘Mama’ derivam da palavra Pachamama, que significa “Mãe Terra” nas línguas indígenas andinas quéchua e aimará.

Embora as ovelhas tenham uma proteção natural contra o frio, o que Ivanir gosta é de enfeitá-las. É a própria tutora quem faz os adereços, toucas e cachecóis no inverno, laços e lenços no verão. 

O casal adotou as ovelhas em 2024, e desde então elas andam sempre muito bem arrumadas. Ivanir conta que já que a filha cresceu, faz de tudo para enfeitar as ovelhas. Pacha e Mama esbanjam charme por onde passam, e encantam moradores e visitantes com seu casaco natural e seus acessórios coloridos. 

Capital Nacional do Frio

A cidade de Urupema, na Serra Catarinense, recebeu em 2021 o título de Capital Nacional do Frio, pela Lei 14.255. 

Continua depois da publicidade

As baixas temperaturas se dão por conta da geografia da cidade, que além da altitude, possui a maior parte urbana em um pequeno vale cercado por morros, onde o ar frio se acumula.

O frio causa frequentes ocorrências de geada e até mesmo neve em alguns momentos, o que torna a cidade um destino muito frequentado do turismo de inverno.

Como é a capital do frio do Brasil?