nsc
an

Mais fácil

Pagamento de impostos por Pix e cartões avança em Joinville; entenda o que falta

Câmara de Vereadores aprovou o projeto, que agora aguarda por sanção do prefeito Adriano Silva

27/07/2021 - 14h12

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Pix
Pagamento via Pix foi incluído em projeto de lei
(Foto: )

Joinville está mais perto de oferecer aos contribuintes a opção de pagar impostos via Pix ou cartões de crédito e débito. As mudanças na cobrança constam em um projeto de lei que foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (26) e que, agora, aguarda sanção do prefeito Adriano Silva (Novo).

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O projeto autoriza a prefeitura de Joinville a aceitar o pagamento de impostos (como o IPTU) e taxas municipais com cartão de débito ou crédito, além de transferência Pix. A ideia é facilitar o pagamento para os contribuintes e também modernizar as cobranças para o poder público.

Inicialmente, a lei não previa a modalidade de pagamento via Pix, mas a novidade foi incluída emuma emenda do vereador Érico Vinicius (Novo). Na Câmara, o projeto foi aprovado com elogios do Legislativo. O presidente da Casa, Maurício Peixer (PL), destacou que a prefeitura ganha pela rapidez que o tributo entra no caixa do Executivo. Já Alisson Julio (Novo) classificou o projeto como uma "ação de desburocratização".

O pagamento de tributos via Pix tem sido uma novidade adotada pelo poder público nos últimos meses. Em Santa Catarina, a primeira cidade a aceitar o modelo foi Massaranduba, que sancionou um projeto semelhante ao de Joinville em março. Em poucos meses, o Pix se tornou um dos principais métodos de pagamento utilizados no município.

Leia também

“Novo” acesso de Joinville pode custar R$ 71 milhões

Joinville busca R$ 715 milhões para mobilidade e infraestrutura; confira lista de projetos

Colunistas