Moradores de Itajaí foram flagrados protagonizando um verdadeiro show de irresponsabilidade a caminho de escolas do bairro Santa Regina. A Coordenadoria de Trânsito se deparou com motociclistas que levavam crianças pequenas — algo proibido por lei — sem capacete e até no guidão. Em um dos casos o condutor chegou a tentar fugir dos agentes.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp

A coordenadoria intensificou uma operação especial batizada de Criança Segura após perceber as situações e por isso focou nos horários de saída das escolas. Em vídeos gravados pelos agentes é possível ver os motociclistas transitando com as crianças menores de dez anos, que estão tanto na garupa quanto sentadas no guidão do veículo.

É proibido transportar menores de dez anos em motocicletas, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. Alguns usavam capacete, enquanto outros estavam sem proteção alguma. Em um dos flagrantes, um homem que estava com uma criança sentada no guidão e com capacete tentou fugir da abordagem.

Até o momento, a operação resultou em mais de 100 autos de infração. A fiscalização começou no dia 2 deste mês e continuará. Em nota, a prefeitura avisou também que o Codetran fará ações educativas nas escolas para alertar sobre os riscos da prática.

Continua depois da publicidade

O descumprimento das regras de trânsito pode resultar em multas, suspensão do direito de dirigir, apreensão do veículo e o recolhimento da habilitação do condutor.

Confira alguns dos flagrantes feitos pelos agentes

Leia mais

Incêndio em Balneário Camboriú provoca pânico e morador se pendura na janela para se salvar