Você já se viu diante de alguém autoritário no trabalho, com um jeito grosseiro e superior? Essas interações causam um desgaste imenso na mente, mas há uma solução eficaz para retomar o controle e proteger sua paz.
Continua depois da publicidade
Kanako Higashi, especialista em “expressões que dão o que falar”, oferece orientações valiosas para pessoas tranquilas lidarem com o autoritarismo. O primeiro passo para se defender é entender a raiz desse comportamento.
Para Higashi, pessoas autoritárias são, na verdade, “desajeitadas na comunicação”. Elas têm dificuldade em expressar suas opiniões, desconsiderando os sentimentos alheios e usando palavras fortes e unilaterais.
Por que são autoritários?
Outra causa comum do autoritarismo é a insegurança. Muitos escondem ansiedade e sentimentos de inferioridade por trás de uma fachada de “força”, tentando compensar suas fraquezas com imposição.
não aceite a imposição.
Continua depois da publicidade
“Aceitar as palavras e ações emocionais da outra pessoa é como levar um soco por vez, e isso desgasta a mente e o corpo. Se você deixar a outra pessoa controlar o ritmo, você se tornará nada mais do que um saco de pancadas”, alerta Higashi ao portal japonês Diamond.
A “palavra mágica” para encerrar essa dinâmica, segundo a especialista, é um calmo e sereno “não”. Ela sinaliza claramente que você não aceitará comandos injustos ou desrespeitosos, estabelecendo um limite imediato.
Como se posicionar
Ao usar o “não”, mantenha a calma e o respeito. Evite discussões longas ou justificativas desnecessárias. Mostrar firmeza, sem hostilidade, é crucial para preservar sua autonomia e evitar desgastes maiores.
Continua depois da publicidade
Lidar com pessoas autoritárias vai além de respostas prontas; exige autoconsciência, limites claros e comunicação assertiva. Proteja sua saúde mental e promova um ambiente de respeito mútuo no trabalho.
Líder recomenda nunca sair de uma entrevista de emprego sem fazer esta pergunta
