Em março de 2020, o mundo começou a parar por causa pandemia de Covid-19. De repente, o termo quarentena começou a fazer a parte do vocabulário diário de todo mundo. A palavra era ouvida nos telejornais, na internet, por autoridades e dentro da casa de cada um.
Continua depois da publicidade
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Na segunda quinzena de março, China e Itália já enfrentavam o famoso lockdown, e o Brasil se preparava para isso também. Aulas canceladas, trabalhadores mandados para casa, estabelecimentos comerciais fechados e só os serviços essenciais funcionando.
Para alguns duraria algumas semanas, para outros seria meses. A verdade é que a pandemia afetou o modo de vida de todos, e fez com que muitos termos, até então desconhecidos, se popularizassem. O Google Trends divulgou algumas das tendências daquela época que ainda se refletem nas pesquisas hoje.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Relembre alguns temas que viraram tendência em março de 2020
Lockdown ou quarentena
O termo quarentena se refere ao período em que indivíduos precisam ficar reclusos por causa de uma doença. A palavra gerou dúvidas principalmente porque muita gente acreditou que significava 40 dias dentro de casa. A palavra em inglês, lockdown ganhou força e o confinamento virou uma realidade.
Máscara facial
Usar máscara foi uma das primeiras determinações da Organização Mundial de Saúde para diminuir o contágio por Coronavírus. No começo, isso gerou uma confusão no formato, no material que ela deveria ser feita e na forma de usar. As máscaras faciais permaneceram uma realidade no mundo pelo menos até 2022.
Continua depois da publicidade
Pão caseiro
Com restrições em supermercados e padarias, a tarefa diária de comprar pão virou um verdadeiro desafio. Para evitar o estresse de sair de casa, muitas pessoas começaram a fazer pão em casa, e a busca por receitas de pão de fermentação natural ou pão caseira explodiram, virando um novo fenômeno. Muitas pessoas se tornaram verdadeiros especialistas na arte de fazer pão com o confinamento.
Treinos em casa
As academias viraram um espaço de alta probabilidade de contágio e por muito ficaram proibidas de funcionarem. O número de pesquisas por formas de treinar em casa aumentou e vários profissionais fizeram fama e viram o número de clientes crescer nesta época.
Lives e visitas virtuais
Sem poder sair para lugar nenhum, um dos termos mais pesquisados nos Estados Unidos em março de 2020 foi “visitas virtuais gratuitas a museus”. No Brasil, o fenômeno das lives tomou conta do país com artistas e influenciadores fazendo lives diárias, além de shows e até peças de teatro. O horário das 18h chegava a ficar congestionado no Instagram com a imensa quantidade e lives acontecendo ao mesmo tempo.
Continua depois da publicidade
Leia também
Vermelho, branco ou integral: Qual é o melhor tipo de arroz?
Mercúrio retrógrado começou: Veja como será sua vida no período
Conheça a ilha que transforma esterco de 1 milhão de vacas em combustível




