O papa Francisco teve uma “noite tranquila” neste domingo (23), segundo o Vaticano. Ele está internado há dez dias no Gemelli, em Roma. De acordo com o comunicado atualizando o estado de saúde do pontífice, divulgado na manhã desta segunda-feira (24), o papa dormiu e “mantém seu repouso”.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Ainda, o Vaticano diz que desde a noite de sábado (22), não houve crise respiratória. No boletim divulgado há dois dias, o Vaticano descreveu que o estado de saúde do papa era crítico. Segundo o comunicado, ele precisou de terapia de alto fluxo de oxigênio e transfusão de sangue, em decorrência de um quadro de anemia.
Apesar do quadro de saúde, os parâmetros sanguíneos apresentam melhora, mas alguns exames indicam “insuficiência renal inicial leve, que está sob controle”. O pontífice continua “vigilante, bem orientado, segue recebendo oxigênio, e o prognóstico permanece reservado”, conforme o Vaticano.
O tratamento leva em consideração a “complexidade do quadro clínico” e a “espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum retorno”.
Continua depois da publicidade
Linha do tempo da internação do papa Francisco
Mensagens ao papa
Na manhã de sábado, o papa Francisco deixou uma mensagem nas redes sociais, em italiano, dizendo que recebeu “muitas mensagens de carinho” nos últimos dia e que ficou “impressionado com as cartas e os desenhos das crianças”.
Saúde do papa Francisco
O pontífice tem 88 anos e está internado desde 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, devido a problemas respiratórios. No hospital, foi diagnosticado como pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana.
Continua depois da publicidade
Leia também
Carta de renúncia de papa Francisco está pronta
Quem são os cardeais catarinenses que podem participar do conclave e eleger o novo papa






