Internado com um pneumonia bilateral, o papa Francisco passou uma noite tranquila e se levantou da cama para tomar café da manhã, informou nesta quinta-feira (20) o gabinete de imprensa do Vaticano. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
“A noite foi tranquila, o papa se levantou e tomou café da manhã em uma poltrona”, afirmou a Santa Sé em um breve comunicado.
Francisco, de 88 anos, foi internado no hospital Gemelli, em Roma, na sexta-feira (14) passada, inicialmente devido a uma bronquite. Em boletim na segunda-feira (17), médicos disseram que o quadro clínico era complexo. Na terça-feira (18), a Santa Sé anunciou que ele foi diagnosticado com pneumonia nos dois pulmões.
Na quarta-feira (19), o pontífice foi submetido a uma série de novos exames de sangue, que apontaram uma leve melhora. O Vaticano explicou, no entanto, que o quadro de saúde é estável, “em particular os indicadores” de inflamação.
Continua depois da publicidade
Segundo o comunicado, Francisco segue trabalhando e se mantém informado através da leitura de jornais. O papa consegue se movimentar dentro do quarto no hospital, atende algumas ligações telefônicas e continua com alguns trabalhos administrativos, disse uma fonte do Vaticano à agência Reuters.
Veja fotos do papa
Saúde do papa Francisco
Desde que assumiu o pontificado, em 2013, essa é a quarta internação do papa Francisco, que tem um histórico de problemas respiratórios.
Nos últimos meses, o papa sofreu duas quedas em sua residência no Vaticano, além de relatar dores no joelho, que o fazem precisar usar cadeira de rodas ou bengala em algumas ocasiões.
Continua depois da publicidade
Ainda que esteja com a saúde debilitada, o papa Francisco segue com os compromissos e realizou reuniões na sexta-feira, antes de ser internado. Anteriormente, ele já alegou que pode considerar a renúncia caso tenha problemas mais graves de saúde, a exemplo de Bento 16.
Leia também
Quedas, cirurgias e infecções: Papa Francisco tem longa trajetória de problemas de saúde
Doença do Papa Francisco: Entenda o que é infecção polimicrobiana