As folhas de goiabeira são ricas em antioxidantes, taninos e quercetina, atuando como um potente anti-inflamatório natural, regulador da glicemia e aliado no combate à queda de cabelo. Segundo a medicina natural, elas superam a própria fruta em concentração de compostos medicinais.

Continua depois da publicidade

Quem tem essa árvore em casa muitas vezes ignora que, além da fruta saborosa, possui uma verdadeira farmácia no quintal. Especialistas como Angela Xavier classificam essas folhas como “joias”, capazes de tratar desde problemas digestivos até infecções.

Porém, para extrair todo esse potencial, não basta apenas jogar as folhas na água. Existe um método correto de preparo e 6 usos específicos que você precisa conhecer agora para não desperdiçar seus benefícios.

Os principais benefícios da folha de goiabeira

Acalmar o sistema digestivo é o primeiro dos benefícios. A folha de goiabeira é ótima para quem está com diarreia. Isso se deve principalmente pelos compostos chamados taninos. Esses compostos reduzem a inflamação intestinal e também combatem bactérias nocivas.

Continua depois da publicidade

Para quem está sentindo aquela canseira sem fim, a folha de goiabeira tem vitamina C e um flavonoide poderoso chamado quercetina, que ajuda o corpo a produzir células de defesa. Um impulso natural para quem quer combater vírus, infecções e bactérias.

A folha da árvore que dá a goiaba ajuda na saúde metabólica, controlando a glicemia e antioxidantes que ajudam na saúde do coração. Quer pele e cabelos melhores também? Ela tem propriedades cicatrizantes e adstringentes que diminuem a oleosidade, cicatrizam feridas, acalmam a pele e podem evitar a queda de cabelo. Por fim, também é um ótimo composto para aliviar cólicas menstruais.

Como preparar e usar o chá de folha de goiabeira

Começar a usar este incrível remédio natural é incrivelmente simples. Siga estas instruções para prepará-lo e usá-lo de forma eficaz.

Continua depois da publicidade

Preparo simples

  • Use 10 folhas de goiaba frescas ou secas para 1 litro de água.
  • Se usar folhas frescas, lave-as bem.
  • Ferva a água e, em seguida, desligue o fogo.
  • Despeje a água quente sobre as folhas. Recomenda-se picá-las antes para liberar mais de seus compostos ativos.
  • Tampe o recipiente e deixe em infusão por cerca de 10 minutos.
  • Coe o chá antes de usar.

Uso recomendado

  • Para beber: Consuma de 2 a 3 xícaras por dia para desfrutar dos benefícios internos para a saúde.
  • Para a pele: Deixe o chá esfriar completamente. Você pode aplicá-lo nas áreas afetadas com um algodão, usá-lo como uma compressa calmante na pele irritada ou colocá-lo em um borrifador para uma névoa facial refrescante.
  • Para o cabelo: Após o chá esfriar, aplique-o diretamente no couro cabeludo. Massageie bem para estimular a circulação, deixe agir por alguns minutos e depois enxágue.

Saiba também por que ferver alecrim em casa? Descubra os principais benefícios!