O Parque das Nascentes vai reabrir ao público após quatro meses fechado. De acordo com a prefeitura de Blumenau, que assumiu a gestão do espaço em agosto, alguns detalhes sobre o funcionamento ainda estão sendo definidos. Porém, no próximo fim de semana, os amantes da natureza já vão poder desbravar o local, que tem trilhas, cachoeiras e mirante (veja fotos abaixo).

Continua depois da publicidade

O que já está confirmado é que o parque vai abrir aos sábados e domingos, das 8h às 16h, sem cobrança de ingressos. Uma reunião entre prefeitura e ICMBio deve definir como será a abertura durante a semana.

No próximo dia 20, uma atividade de observação de aves está programada no local. A atividade será guiada pelo biólogo, pesquisador em ecologia e conservação de aves, Carlos Eduardo Zimmermann. São 30 vagas disponíveis e os interessados devem se inscrever online. A ideia é tratar sobre a ecologia das aves da Mata Atlântica, espécies endêmicas e ameaçadas e interações ecológicas.

O que conferir no Parque das Nascentes

As principais atrações do parque são a Trilha da Chuva, com seis travessias do Rio Garcia Pequeno totalmente dentro da floresta, e a Trilha ao Morro do Sapo, com o ponto culminante em um mirante com vista espetacular da floresta ombrófila e das nascentes do Rio Garcia, com destaque ao meandro do rio Garcia, chamado Dedo do Garcia. Outras atrações são a Trilha das Lagoas, a Prainha e o camping.

O parque ainda é cheio de cursos de água cristalina, além de centenas de espécies de aves e outros animais da fauna silvestre para apreciação.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do Parque das Nascentes