Espalhados pelo mundo existem diversos tipos de hotéis diferenciados, sejam eles feitos de gelo, subterrâneos, regados de muito luxo, ou até mesmo nas alturas. Em Balneário Camboriú, uma pequena estrutura tem chamado a atenção, é o Hotel de Insetos do Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta.

Continua depois da publicidade

O local servirá de abrigo para diferentes insetos considerados benéficos para o parque, e deve oferecer condições favoráveis a reprodução dessas espécies. Entre os hóspedes, estarão abelhas solitárias, vespas e joaninhas. A estrutura vai contar com mais de um metro de altura e cerca de 80 centímetros de largura, e poderá ser facilmente vista pelos visitantes do parque.

Segundo a Prefeitura de Balneário Camboriú, a expectativa é que, depois de concluído, os próprios insetos passem a ocupar espontaneamente o espaço, atraídos pelos materiais orgânicos instalados na estrutura, como troncos, cascas de árvores, pinhas, tijolos e blocos de madeira, que simulam ambientes naturais utilizados como abrigo e reprodução.

Continua depois da publicidade

A instalação do hotel começou nesta quinta-feira (25), e contou com a participação de alunos do Ceac Projeto Oficinas Ambiarte. A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Educação, dos programas Ambiarte e Terra Limpa, com apoio do Laboratório de Entomologia (Labento) do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Continua depois da publicidade

— O Hotel de Insetos representa mais uma ação inovadora de educação ambiental em Balneário Camboriú. Além de contribuir para a conservação da biodiversidade, ele permite que nossas crianças e jovens compreendam, na prática, a importância dos polinizadores e de outros insetos benéficos para o equilíbrio dos ecossistemas. Estamos transformando o Parque Raimundo Malta em um espaço cada vez mais voltado à conscientização ambiental, à ciência e ao contato com a natureza — explicou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Nelson Oliveira.

Hotel será desenvolvido ao longo dos meses

O projeto será desenvolvido em etapas ao longo dos próximos meses. As atividades incluem ações de sensibilização com estudantes, rodas de conversa, pesquisas, visitas técnicas ao Laboratório de Entomologia do IFC, além da coleta, seleção e organização dos materiais que irão compor a estrutura.

Continua depois da publicidade

A última fase prevê a montagem dos nichos e a instalação oficial do Hotel de Insetos. Segundo o diretor do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Lucas Pollon, que está a frente do projeto, o espaço surgiu da preocupação com os insetos polinizadores.

— É uma iniciativa voltada à sensibilização da comunidade para a importância dos polinizadores e demais insetos benéficos ao equilíbrio ecológico. O Hotel de Insetos configura-se como uma estratégia de educação em espaço não formal de ensino, possibilitando a observação direta, o aprendizado prático e a integração entre conhecimentos ambientais, ecológicos e sociais, especialmente no que se refere à conservação da fauna e ao papel dos insetos na manutenção dos ecossistemas urbanos — pontua.

Continua depois da publicidade

Os insetos e o hotel

O Hotel de Insetos foi criado como uma ação de educação ambiental para incentivar a valorização da biodiversidade e a conservação de insetos considerados benéficos ao ecossistema. Além de servir como abrigo para essas espécies, o projeto funcionará como um espaço permanente para atividades de aprendizagem, observação e investigação científica com estudantes e visitantes.

Segundo a prefeitura, os insetos desempenham papel fundamental no equilíbrio ambiental, atuando na polinização das plantas, no controle natural de pragas e na ciclagem de nutrientes. A expectativa é que a estrutura contribua para fortalecer a biodiversidade local e aproximar crianças e adolescentes da natureza por meio da educação ambiental.

Continua depois da publicidade