Quem passava pelo Parque Nacional da Serra do Itajaí com veículos off-road, como jipes ou até motocicletas para trilha, agora esbarra em uma proibição. A organização do local divulgou um comunicado nas redes sociais na tarde desta terça-feira (7) em que anunciou a suspensão das emissões de autorização especial de acesso ao Faxinal do Bepe para os veículos e motocicletas por tempo indeterminado.

Continua depois da publicidade

No comunicado, o parque destacou que a região do Faxinal do Bepe está regularizada, ou seja, sob posse e domínio públicos. Porém, eles lembraram que o parque é uma unidade de conservação da natureza de proteção integral do bioma Mata Atlântica, com a vegetação em regeneração. O local tem uma área de mais de 57 mil hectares, que engloba cidades como Blumenau, Brusque e Gaspar e outros municípios.

“A decisão administrativa para emissão da autorização especial de acesso ao Faxinal do Bepe, via Estrada Geral, se deu para controle do fluxo de visitantes e para registro da demanda de visitação a região”, justificaram.

Confira fotos do Parque Nacional da Serra do Itajaí

As atividades de visitação abrangem caminhadas, observação de fauna e flora, banho em rio, atividades de sensibilização e até de interpretação ambiental. Justamente por isso, o parque apontou as atividades de off-road como “incompatíveis” com as outras que acontecem no local, descrito como de fauna e flora frágil, e que teria potencial de causar danos a unidade de conservação.

Continua depois da publicidade

As visitas devem ser autorizadas previamente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ou órgão competente através do email parnaserradoitajai.sc@icmbio.gov.br ou pelo telefone (48) 98829-2816.

A previsão de fechamento eventual de áreas para uso público por razões técnicas, preventivas, de proteção e segurança foi outro ponto levantada pela realização para justificar a decisão. A realização de eventos no território do Parque é regida pela Instrução Normativa nº 5, de 23/09/2019, que trata das regras para atividades em unidades de conservação federal. Outro motivo apresentado foi a precária condição de trafegabilidade da Estrada Geral, na localidade Faxinal do Bepe, e em outros trechos.

“É, estava complicado. Nós fizemos passeios, tudo certo, muitos vão para lá avacalhar e acabar com tudo, e fiscalização zero lá em cima, tomara que agora ao menos fiscalizem… Pois não adianta colocar informações aqui no Instagram e deixar lá tudo abandonado… Quantas vezes fiz passeio, tudo certo, respeitando as regras e o pessoal sem autorização, sem nada, fazendo de terra sem lei”, descreveu a página “Offroad Radical”, no perfil no Instagram.

“Vergonha porque muitos passam por ali para ir até Apiúna, onde temos parentes e amigos. Aí vem um órgão e do nada vão fechar a licença, muitos de nós se criamos subindo e descendo essa estrada do Encano a pouco tempo até o aniversário. Comemorei ali no antigo rancho com meus filhos. Só posso dizer que isso é uma vergonha, de ninguém lutar para manter aberto, sabe porque não dá dinheiro para bolso de ninguém, que indignação”, desabafou um frequentador, Fabricio Chaves, nos comentários.

Continua depois da publicidade