A Festa Nacional do Marisco voltará a ser promovida em Penha neste ano. A 26ª edição da Fenamar ocorrerá entre os dias 12 e 15 de março, marcando o retorno de um dos eventos mais tradicionais do município, que não era feito desde 2023.
Continua depois da publicidade
A programação ainda está sendo elaborada, mas uma novidade já foi confirmada: a festa será no Kartódromo Internacional do Beto Carrero. O marisco, claro, terá destaque na gastronomia oferecida, já que é um dos principais produtos da identidade local.
Nos próximos dias, detalhes sobre as atrações culturais e demais atividades previstas para o evento serão divulgados. Penha é a 3ª maior produtora de mexilhões do Brasil e de Santa Catarina, segundo o Boletim da Aquicultura em Águas da União 2024. É também o município que apresenta a maior produtividade por área de cultivo: 24,69 toneladas/produtor, superando Palhoça e Bombinhas.
— Além de seu impacto econômico, a maricultura tem um valor cultural inestimável para Penha. Ela preserva saberes tradicionais, fortalece a identidade das comunidades costeiras e conecta gerações ao mar. A Festa Nacional do Marisco traduz essa relação histórica em celebração, promovendo desenvolvimento sustentável e orgulho para o município — destaca o prefeito Luizinho Américo.
A 26 edição deveria ter ocorrido em 2024, mas foi cancelada por conta do decreto de situação de emergência devido à dengue. No ano passado, como o novo prefeito ainda se ambientava com a gestão, optou-se por não promovê-la mais uma vez. O retorno então, de “casa nova”, ficou para março de 2026.
Continua depois da publicidade

