Entre chope, trajes típicos e desfiles, o bolso também entra em cena na Oktoberfest Blumenau 2025. Uma pesquisa da Serasa, em parceria com a Opinion Box, mostra que os catarinenses estão fazendo as contas antes mesmo de entrar na festa, que acontece de 8 a 26 de outubro, no Parque Vila Germânica.
Continua depois da publicidade
A pesquisa entrevistou 321 participantes no Estado. Segundo o levantamento, 42% daqueles que já garantiram o ingresso pretendem gastar até R$ 300 na edição deste ano. A maioria (61%) admite estar se planejando financeiramente para não transformar a folia em dor de cabeça depois.
Planejamento na ponta do lápis
Ainda segundo a pesquisa, 36% dos participantes afirmam que vão fazer os pagamentos em dinheiro, PIX ou débito, enquanto 48% pretendem usar o cartão de crédito, sem parcelar. Para a especialista da Serasa em educação financeira Monica Seabra, o dado revela uma preocupação crescente em encaixar a Oktoberfest no orçamento mensal.
— A Oktoberfest segue sendo muito querida pelos moradores de Santa Catarina — afirma em entrevista ao g1 Santa Catarina.
Ainda assim, o controle de gastos pesa nas escolhas: 64% dos participantes disseram que devem ir em somente um ou dois dias de festa dos 17 previstos. Para quase metade (46%), a festa não compromete a renda mensal por conta do planejamento prévio. Já 48% assumem que o impacto é real, mas que ainda dá para lidar, enquanto apenas 6% confessaram sentir a renda diretamente comprometida.
Continua depois da publicidade
Festa também é oportunidade de renda
Nem todo mundo entra apenas como consumidor na folia germânica. A pesquisa mostra que um em cada 10 catarinenses pretende conciliar diversão com trabalho temporário na festa. A expectativa da organização é gerar seis mil empregos neste ano.
Os objetivos de quem trabalha variam:
- 29% querem complementar a renda mensal com a oportunidade;
- 39% pretendem usar o ganho extra para formar uma reserva financeira;
- 8% planejam quitar dívidas com o dinheiro do trabalho temporário.
De acordo com 86% dos entrevistados, a renda obtida trabalhando temporariamente na Oktoberfest pode elevar em até 40% o orçamento mensal.
— Esse complemento de renda pode ser um ótimo aliado neste final de ano, especialmente, para quem quer limpar o nome e voltar a ter crédito no mercado. Ao estabelecer um planejamento, é possível aproveitar oportunidades para negociar as dívidas e dar os próximos passos na vida financeira — conclui a especialista.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do 1º desfile da Oktoberfest 2024
Confira uma supergaleria feita pelo repórter fotográfico Patrick Rodrigues.
Leia também
Do supercopo de chope à volta do Galegão: confira 6 novidades da Oktoberfest Blumenau 2025





























































