nsc
    dc

    Polêmica

    Platini diz que sorteio da Copa de 1998 foi manipulado para evitar Brasil x França antes da final

    Dirigente suspenso concedeu entrevista a rádio francesa

    18/05/2018 - 09h49

    Compartilhe

    Por Redação NSC
    Platini era o presidente do Comitê Organizador Local da Copa de 1998
    Platini era o presidente do Comitê Organizador Local da Copa de 1998
    (Foto: )

    Michel Platini está suspenso do futebol por um suposto envolvimento em um caso de corrupção, mas ainda tem o poder de gerar uma grande polêmica. Em entrevista à rádio France Bleu, que será veiculada na íntegra no domingo, o ex-jogador disse que o sorteio da Copa do Mundo de 1998, quando era presidente do Comitê Organizador Local, foi manipulado para evitar um duelo entre Brasil e França antes da final.

    — Quando organizamos o calendário, fizemos um pequeno esquema. Se terminássemos em primeiro do grupo e se o Brasil terminasse em primeiro, apenas nos encontraríamos na final. Não tivemos problemas por seis anos para organizar a Copa do Mundo para, depois, não organizar uma pequena manobra — revelou Platini.

    Na época, Brasil (como atual campeão) e França (como país-sede) tiveram vagas automáticas no Mundial. A Seleção Brasileira ficou diretamente no Grupo A, enquanto os franceses foram sorteados no Grupo C. Como cabeças de chave, era certo que ficariam em grupos diferentes, mas a manipulação teria ocorrido para evitar um duelo entre as duas seleções nas fases de mata-mata antes da decisão.

    Se a manipulação ocorreu de fato, o plano de Platini e do Comitê Organizador Local deu certo. O Brasil passou por Chile, Dinamarca e Holanda, enquanto a França derrotou Paraguai, Itália e Croácia. Na final, os franceses golearam o Brasil por 3 a 0 e ficaram com o seu primeiro título mundial na história.

    — Você acha que os outros não fazem o mesmo por suas Copas? É uma brincadeira? Brasil e França na final era o que todos sonhavam — acrescentou o ex-presidente da Uefa.

    A Copa de 1998 foi a última que tinha João Havelange como presidente da Fifa. O sorteio foi comandado por Joseph Blatter, que era secretário-geral e que assumiria a presidência logo depois.

    Leia mais notícias sobre a Copa

    Copa já decidiu prêmio de melhor jogador pela Fifa, mas carrega "maldição"

    Maus resultados e troca de técnico: Japão é uma das maiores incógnitas da Copa

    Com surpresas, Portugal define os 23 convocados para a Copa do Mundo

    PSG autoriza Neymar a voltar ao Brasil para seguir tratamento antes da Copa do Mundo

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Esportes

    Colunistas