nsc

    Segurança pública

    PM de Santa Catarina recebe robô antibomba nesta terça-feira

    "Teodor" é uma doação da Secretaria Nacional de Segurança Pública à Polícia Militar catarinense

    14/01/2020 - 06h10

    Compartilhe

    Por Márcio Serafini
    Teodor foi apresentado aos oficiais em novembro, mas entrega oficial acontece nesta terça-feira
    Teodor foi apresentado aos oficiais em novembro, mas entrega oficial acontece nesta terça-feira
    (Foto: )

    O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Santa Catarina recebe nesta terça-feira (13) o robô Teodor. O equipamento foi adquirido pelo governo federal e cedido ao Estado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

    Com uma estrutura que pode chegar a dois metros de altura, o equipamento pode ser controlado remotamente a um quilômetro de distância do local da intervenção. Ele vem equipado com câmeras de alta definição capazes de identificar e manusear objetos estranhos com segurança e nas mais diversas situações. Teodor foi apresentado aos oficiais da PM ainda em novembro do ano passado.

    O major Humberto Porto Mapelli, do Bope, explica que o Comando de Operações de Busca, Resgate e Assaulto (Cobra) poderão utilizar o robô para acessar o perímetro de risco ao detectar situações suspeitas:

    — Assim, evitamos expôr os policiais em situações delicadas. Podemos transportar uma mala, por exemplo, ou qualquer outro artefato que possa ser um explosivo.

    O equipamento também pode ser utilizado em outras situações, como casos envolvendo armas químicas, biológicas ou durante a negociação com alguém que porte uma arma de fogo.

    — Além do robô, temos diversos outros equipamentos e acessórios que podem ser acoplados a ele, como brocas e serras — comentou o major.

    A solenidade de entrega será às 14h30 desta terça-feira, na sede do comando geral da PM, no Centro de Florianópolis. A assessoria de comunicação do governo anuncia as presenças da governadora em exercício, Daniela Reinehr, do secretário interino Nacional de Segurança Pública, Freibergue Rubem do Nascimento, e do diretor da Força Nacional de Segurança Pública, coronel Antonio Aginaldo de Oliveira, além do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Junior.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Polícia

    Colunistas