nsc

CONTROLE DA PANDEMIA

PMSC vai exercer poder de autoridade de saúde para fiscalizar cumprimento de medidas de proteção

Além de verificar se estabelecimentos proibidos de funcionarem estão realmente fechados, policiais vão monitorar oferta de álcool em gel para frequentadores e uso de máscara

14/04/2020 - 13h28

Compartilhe

Felipe
Por Felipe Reis
Orientação permanece: fique em casa
Orientação permanece: fique em casa
(Foto: )

Desde o começo desta semana a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) passa a desempenhar ações de autoridade de saúde, conforme determinação do governo do Estado. A mudança de foco faz com que os policiais não apenas observem os estabelecimentos que estão descumprindo a determinação de se manterem fechados mas também identifiquem se os que estão abertos oferecem álcool em gel para seus funcionários e frequentadores e se há o uso efetivo de máscaras de proteção e outros equipamentos.

Em entrevista ao Direto da Redação da manhã desta terça-feira (14), o comandante-geral da PM Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior detalhou a quais pontos os policiais estarão mais atentos.

- Estaremos mais focados na questão das filas, da lotação dos estabelecimentos, do distanciamento e uso de máscaras, fazendo com que mesmo com a retomada econômica, consigamos manter os índices de baixa contaminação que temos obtido até agora.

A avaliação do comandante é de que as pessoas têm respeitado as orientações do governo para que não saiam de casa. "É natural que com a reabertura do comércio, mais gente saia às ruas. Mas a regra, a lógica e o bom senso ainda dizem para que as pessoas fiquem em casa".

Ouça a entrevista:

Colunistas