O pódio individual da prova de solo da ginástica artística, que terminou com a medalha de ouro para Rebeca Andrade, nos Jogos Olímpicos Paris 2024 passou por mudança após cinco dias da final.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Quadro de medalhas de Paris 2024
Rebeca Andrade ganha ouro no solo e é a maior atleta olímpica da história do Brasil
Veja também: Relembre as medalhas de Rebeca Andrade nas Olimpíadas
Continua depois da publicidade
Segundo o jornal Euronews, a corte Arbitral do Esporte (CAS) determinou que a equipe dos Estados Unidos pediu o recurso da nota de Jordan Chiles após ultrapassar o tempo regulamentar na final do solo. Com isso, a americana não teve a sua nota aumentada e Ana Maria Barbosu, da Romênia, retornou ao pódio.
Conforme informações do Globo, com a decisão, a ginasta romena conquista a medalha de bronze, enquanto Sabina Voinea termina a competição na 4ª colocação e Jordan Chiles em 5º, ou seja, sem a medalha.
Segundo a corte, a decisão sobre o que deve ser feito com a medalha da americana e entrega do bronze a Ana Barbosu caberá à Federação Internacional de Ginástica, responsável pela organização da prova nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Continua depois da publicidade
Por meio de nota, a Federação de Ginástica dos Estados Unidos afirmou que está devastada com a decisão do CAS. Além disso, afirma que o pedido de revisão da nota de Jordan Chiles foi feito de boa-fé dentro do prazo estabelecido, além de revelar que a americana tem sido vítima de ataques nas redes sociais.
— Estamos devastados com a decisão da Corte Arbitral do Esporte. A investigação sobre o valor de dificuldade da rotina de exercícios de solo de Jordan Chiles foi apresentada de boa-fé. Durante todo o processo de recurso, a Jordan foi alvo de ataques consistentes, total e extremamente prejudiciais nas redes sociais. Nenhum atleta deveria ser submetido a tal tratamento — declarou a Federação americana por meio de nota.
Entenda o caso
Ana Barbosu foi a penúltima a se apresentar, somou 13.700 e ficou na terceira colocação, atrás de Rebeca Andrade e Simone Biles. Na sequência, Jordan Chiles recebeu 13.666. Enquanto a romena comemorava o pódio, a ginasta americana pediu revisão de sua nota, e os árbitros aumentaram para 17.766.
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.
Continua depois da publicidade