Dois canis clandestinos foram fechados pela Polícia Civil nesta quarta-feira (10). Um deles fica em Blumenau, onde os agentes resgataram uma mãe e seis filhotes de Pit Bull. Já em Navegantes, 19 animais da raça Jack Russel Terrier precisaram ser recolhidos. Os cachorros estavam em condições inadequadas e os responsáveis pelos espaços devem responder pelo crime de maus-tratos.

Continua depois da publicidade

O canil clandestino de Blumenau funcionava em um imóvel no bairro Velha Central. Conforme as imagens feitas pela polícia, a cadela fêmea estava bastante desnutrida, com pulgas e inflamação nas mamas. Apesar da situação delicada de saúde, a cachorra ainda estava amamentando os filhotes (fotos abaixo). Os animais ainda estavam sem acesso adequado a água e comida, conforme os agentes.

O dono do imóvel, um homem de 33 anos, foi preso em flagrante. Os cachorros receberam acolhimento no Cepread e devem ser colocados para adoção.

Em Navegantes, o canil funcionava dentro de uma garagem no bairro Meia Praia. A polícia afirma que o espaço não tinha o mínimo de ventilação e era bastante quente. Alguns cachorros, inclusive, estariam trancados em um banheiro escuro da casa, que servia apenas para criação dos animais.

Continua depois da publicidade

A apuração revelou que uma pessoa ia à residência uma vez ao dia para dar água e comida aos 19 pets da Jack Russel Terrier, conhecidos por ser o cão do filme O Máscara. Segundo a polícia, o responsável pelo local tem empresa constituída para venda dos cachorros, mas em outro local.

O local foi interditado e o dono vai responder por maus-tratos aos animais. O Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal de Navegantes recolheu os cachorros.