nsc

    Infraestrutura

    Ponte Bulcão Viana, em Tijucas, é reinaugurada após seis anos

    Obra com valor superior a R$ 4 milhões foi executada com recursos próprios do município

    13/06/2020 - 10h01 - Atualizada em: 13/06/2020 - 10h05

    Compartilhe

    Kadu
    Por Kadu Reis
    Nova Ponte Bulcão Vianna preserva desenho da original
    Nova Ponte Bulcão Vianna preserva desenho da original
    (Foto: )

    O município de Tijucas comemora 160 anos de emancipação neste sábado (13), dia que também marca a devolução de uma estrutura à população. A Ponte Bulcão Vianna, que liga o centro da cidade aos bairros Pernambuco e XV de Novembro, é reinaugurada após seis anos. A antiga ponte foi interditada em 2014 e uma nova foi construída no local, sobre o Rio Tijucas.

    — Há seis anos ela caiu, praticamente isolando os bairros Pernambuco e Timbé. A promessa da administração seria de restaurar a ponte, mas houve impossibilidade. Achamos melhor construir uma nova, mas com a mesma arquitetura da antiga. Ampliamos para duas pistas e entregamos hoje. A ponte é totalmente nova e foi totalmente construída com recursos próprios, do município — afirma o prefeito Eloi Mariano Rocha.

    A nova estrutura, que preserva o desenho da ponte original, foi construída pela empreiteira Salver, de Ituporanga, vencedora da licitação. O valor empregado na obra é de R$ 4.310.792,40. Uma transmissão ao vivo pela internet será realizada pela prefeitura neste sábado para a entrega da obra em meio à comemoração do aniversário do município.

    Estrutura da Ponte Bulcão Viana teve colapso em 2014
    Estrutura da Ponte Bulcão Viana teve colapso em 2014
    (Foto: )

    Construída em 1930, a Ponte Bulcão Vianna foi o principal elo de ligação entre Tijucas e Florianópolis durante quatro décadas, até a inauguração da BR-101. Sua história e origem estão ligadas à Ponte Hercílio Luz. Materiais excedentes da estrutura construída na Capital na década de 1920 foram utilizados para a obra viária em Tijucas.

    Com as estruturas comprometidas, a ponte foi interditada em 2014 pelo risco de queda. A avaliação técnica feita no local apontou que a estrutura não poderia ser recuperada. As características da Ponte Bulcão Vianna original foram mantidas, mas a capacidade de carga dobrou de 15 para 30 tonelada

    Mais obras

    Além da ponte, a prefeitura de Tijucas anuncia a entrega do Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto, no loteamento Mata Atlântica, e a conclusão de obras de pavimentação pela cidade. Receberam asfalto as ruas Atanásio Bernardes, Geraldo Rebelo, Otávio Melim, do Governo, Navegantes, Geraldino Martins Reis, enquanto a rua Domingos Moresco foi pavimentada com lajotas.

    — Estamos investindo em infraestrutura até pelo potencial de Tijucas para receber investimentos. Nós temos uma continuação da SC-410 de extrema necessidade para todo o Vale, pelo corredor religioso e o setor calçadista. Há um convênio entre prefeitura e governo do estado para abertura de licitação, na próxima segunda-feira, para iniciar esta tão sonhada e importante obra para o município e o Vale do rio Tijucas — finaliza o prefeito.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas